Acolhimento Acadêmico no Campus Paulo VI reúne calouros e veteranos nesta volta às aulas

Por em 13 de março de 2023

O ano letivo para os alunos de todos os Campi da Universidade Estadual do Maranhão começa nesta segunda-feira (13). Para dar boas-vindas aos novos estudantes e também veteranos, em um ambiente acolhedor, interativo e solidário, a UEMA por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) juntamente com a Coordenação de Cultura e Desporto promoveram a Acolhida Acadêmica para o primeiro semestre de 2023.

Para esta primeira Acolhida Acadêmica, o tema escolhido foi “Conexão, esporte e cultura em movimento”, cuja programação envolve atividades educativas, culturais e de responsabilidade ambiental e social que ocorreram no Ginásio Poliesportivo José Nilson Alves Andrade no Campus Paulo VI, durante a manhã e à tarde.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o professor Walter Canales, frisa a importância de um ambiente acolhedor para aqueles que estão chegando na Universidade.

“São quatro ou cinco anos de graduação que mudam por completo a vida dos alunos que definem o seu futuro e suas carreiras. Esperamos que eles façam muitas amizades, que sejam amizades fortes onde eles possam levar para vida. Desejamos que os alunos aproveitem esse momento e todos esses anos que irão passar conosco e se integrem o máximo possível a Universidade Estadual do Maranhão”.

“Existem dois momentos muito importantes para uma instituição de ensino que são os momentos de acolhimento, com a chegada de novos alunos e a colação de grau, onde acontece a entrega deste aluno ao mercado de trabalho, é aí que vemos toda a engrenagem girando, de que estamos fazendo nosso papel na sociedade, que é formar profissionais qualificados para a sociedade civil. Por isso acolher os alunos é tão importante, como ele é recebido, como nós abrimos as portas da Universidade para ele, é um momento de celebração, onde cria um senso de pertencimento para que ele tenha orgulho de ser UEMA”, reforça o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o professor Paulo Catunda.

A recém ingressante do curso de Medicina Veterinária, a aluna Maria Eduarda dos Santos Simões, de 18 anos, conta o que espera do curso a partir do que vê da UEMA como um polo de referência para a Medicina Veterinária. “Sempre ouvi muitos comentários positivos acerca da Universidade, minha prima já foi aluna da instituição entre outras amigas minhas que sempre me falaram que era uma ótima Universidade, então quando surgiu a oportunidade não pensei duas vezes e quis prestar o vestibular aqui na UEMA”.

Já para o calouro do curso de Engenharia Mecânica, Welberty Filho, o contato com a UEMA vem de herança, de pai para filho. “Não digo que é o meu primeiro contato com a UEMA já que meu pai já foi aluno da casa, também do curso de Engenharia Mecânica, nos anos 1990. Isso me deixa ansioso e feliz pelo o que tenho pela frente”.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, a professora Ilka Serra, responsável junto com o professor Fabiano, coordenador de Cultura e Desporto da PROEXAE-UEMA, organizadores do evento, explicam sobre o evento e como ele foi idealizado para os alunos, tanto calouros quanto veteranos não só do Campus Paulo VI, em São Luís, capital do Estado, mas também, para os demais Campi da Universidade espalhados por todo o Maranhão.

“Hoje nós estamos fazendo um acolhimento para praticamente todos os Campi da UEMA, então são 20 Campi espalhado por todo Maranhão recebendo alunos de outros municípios também, não só dos que tem Campi. Essa acolhida serve para mostrar o quanto a UEMA é grande e quanto a UEMA precisa se desenvolver nesse Estado ainda, para fazer uma educação ainda melhor”, expressa a pró-reitora.

Num passado recente nós vivemos um período difícil, onde nós tivemos que nos afastar da nossa convivência social, e tudo isso foi pensado para que nós tivéssemos aqui, hoje, um momento muito especial com atividades culturais, com atividades esportivas, de entretenimento, de modo que esse aluno pudesse sentir de fato acolhido, que pudesse compreender o significado desse momento e a importância de estar aqui conosco, onde a comunidade acadêmica da UEMA se encontra muito feliz em receber todos esses estudantes, e que nós possamos ter não só um grande evento hoje, mas um semestre de muito êxito de muitas realizações nessa nova etapa da vida de muitos que aqui se encontram”, felicita o professor Fabiano Furtado.

Por: Gabrielle Siebra