Projeto de Extensão baseado no livro Menina Bonita do Laço de Fita é destaque na UEMA Campus Caxias

Por em 28 de fevereiro de 2023

Com o objetivo de discutir questões étnico raciais no âmbito da primeira infância, bem como desenvolver nas crianças o respeito entre as diferenças, o Projeto de Extensão “Menina Bonita do Laço de Fita”, ministrado pelo professor de História, Jackson Santos Ribeiro, é destaque na Universidade Estadual do Maranhão – Campus Caxias.

Possuindo uma linguagem simples e familiar, o livro de Ana Maria Machado, “Menina Bonita do Laço de Fita”, aborda temas ligados ao respeito e à valorização da diferença, além de contribuir, também, para o combate ao racismo na infância. Tendo em vista isso, o projeto de extensão segue na perspectiva de oferecer uma compreensão sobre o conceito de identidade e trabalhar na auto valorização racial desde a infância.

De acordo com o professor Jackson Santos, a diferença de cor não deve ser um elemento para tornar as pessoas desiguais. “Nós somos, de maneira natural, pessoas diversas. Existe uma diversidade racial, étnica, que é uma característica natural nossa e, por causa disso, precisamos entender e respeitar acima de tudo”, disse.

Atualmente, o projeto está na fase de confecção dos personagens principais da história do livro. Posterior a isso, o início dos ensaios com os bolsistas do projeto começam para o desenvolvimento das apresentações.

Para a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, que esteve presente em Caxias na celebração dos 55 anos do Campus da Universidade, é sempre gratificante ver os resultados dos projetos de extensão.

“Para a UEMA, ver o resultado do seu investimento na Extensão com ações que estão transformando a vida de crianças, jovens e adultos e a sociedade em si é satisfatório”, disse a Pró-Reitora, Ilka Serra.

Por: Stella Gonçalves