UEMA realiza Aula Inaugural da primeira turma do Curso de Especialização em Direitos Humanos

Por em 13 de janeiro de 2023

Aconteceu hoje(13), no Auditório do CCSA, a Aula Inaugural da primeira turma do Curso de Especialização em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O evento, que foi aberto ao público, teve a participação de membros da gestão superior da UEMA, autoridades políticas, alunos e convidados.

Para o vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, é um motivo de orgulho realizar essa aula inaugural da especialização em Direitos Humanos.

“Direitos Humanos é um assunto tão falado atualmente no Brasil e que passamos um tempo no qual os direitos foram desrespeitados. A universidade se compromete com o ensino dessa área, aprimorando o conhecimento das pessoas sobre essa temática que é muito importante. A universidade tem que ser vanguardista e informar sobre isso, formando multiplicadores desse conhecimento”, ressaltou o vice-reitor.

A chefe da Assessoria  de Planejamento e Ações Estratégicas da SEDIHPOP, Imaíra Pinheiro, que representou a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular do MA, Amanda Costa, comemorou essa iniciativa da UEMA.

“Vamos poder problematizar questões para incomodar quem quer calar importantes temáticas. O estado democrático de direito não deve ser apenas uma ficção política, mas um compromisso de todos aqueles que estão sob risco ao serem considerados cidadãos de direito. Só tenho a dizer que a pós-graduação ofertada vai ser algo muito lindo tal como essa universidade se encontra agora”, comentou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, enfatizou a importância dos cursos de especialização.

“A importância dos cursos de pós-graduação lato sensu é sempre atuar em áreas estratégicas como é o caso desse curso que inaugura hoje. Acho que uma das características principais da especialização é atender demandas pontuais em áreas estratégicas. Pensar em direitos humanos, diversidade e respeito nos tempos que nós vivemos torna-se ainda mais essencial. Nós vivemos um processo de expansão dos cursos de especialização nos últimos anos, que é uma outra frente, além dos cursos de mestrado e doutorado”, pontuou.

Já o coordenador da Pós-Graduação lato sensu em Direitos Humanos, Thiago Cardoso, explicou que a proposta do curso se situa em um novo contexto de uma sociedade que está sendo delineada na perspectiva de haver novas condutas, mentalidades e práticas, além do interesse do Curso de Direito da UEMA em crescer, pensando em propostas futuras de mestrado e doutorado.

“Os conteúdos do curso são interdisciplinares, transdisciplinares e trazem à tona uma discussão de assuntos ainda invisibilizados como a violência de gênero, violência contra comunidades tradicionais, bem como sobre novas tecnologias e sistema de proteção à pessoa humana no âmbito nacional e internacional. Para tanto, temos em nosso corpo docente professores da UEMA e de outras instituições renomadas. Acho que a UEMA vibra demais e continua com os mesmos sonhos de fazer com que a universidade se firme na sociedade como uma grande entidade que transfere tecnologia social, gerando cidadania”, disse.

Ainda durante o evento, os conferencistas prof. Marco Adriano Ramos Fonseca e a profa. Danyelle Bitencourt Ribeiro abordaram o tema da Aula Inaugural “Direitos Humanos, diversidades e movimento antidiscriminatório”.

Sobre a Pós-Graduação em Direitos Humanos

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos da UEMA aborda de maneira didática e participativa os principais temas desta área de conhecimento implicadas, a partir de situações enfrentadas pela sociedade civil e pelos Órgãos competentes.

Assim, considerando que a extensão, a pesquisa e o ensino são capazes de proporcionar as mudanças necessárias à construção da cultura de Direitos Humanos e compreendendo que a temática supera a mera análise de valores, devendo ser capaz de fomentar a formação de uma postura de luta pelos Direitos Humanos, o Curso será uma importante ferramenta na formação de profissionais replicadores de uma cultura de luta de direitos humanos.

Por Débora Souza

Fotos: Luís Paulo Sousa