UEMA participa do primeiro evento do projeto DESIRE, ação entre Brasil e Reino Unido sobre igualdade de gênero

Por em 16 de janeiro de 2023

Na última sexta-feira (13), professores da Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão -UEMA participaram do evento Understanding the Brazilian and UK contexts, primeiro encontro pelo projeto DESIRE (A co-createD transformativE SolutIon to addRess womEn in science: Knowledge Transfer between the UK and Brazil). O projeto reúne professores e pesquisadores para discutir e promover iniciativas de igualdade de gênero nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

No evento, foram apresentadas as perspectivas de igualdade e equidade de gênero e os cenários das instituições de ensino superior no Brasil e no Reino Unido. Também foram discutidos a metodologia do projeto e as políticas de igualdade de cada país.
Participam do DESIRE, professores da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, e de quatro instituições brasileiras, UEMA, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Alagoas e Centro de Saberes Tenetehar Tukàn, localizado no Território Indígena Araribóia no Estado do Maranhão.
Na ocasião, representaram a UEMA os professores Dr. José Fernando Rodrigues Bezerra, do PPGEO, o Superintendente de Relações Internacionais, Dr. Silas Nogueira de Melo, também do PPGEO e a equipe da Superintendência de Relações Internacionais: a Chefe de Mobilidade Internacional Stefanie Zerba Monteiro, a jornalista Alessandra Medina e a responsável por projetos especiais, Liana da Silva Pavão.
Segundo o professor Fernando Bezerra, “Essa rede que está sendo criada entre universidades brasileiras e universidades inglesas visa o fortalecimento e valorização da mulher não só dentro da universidade, mas dentro da sociedade”.
De acordo com o prof. Silas Melo, “Devemos buscar pela igualdade de gênero como forma de reconhecer professoras, técnicas e pró-reitoras que temos em nossa instituição. É um anseio da Superintendência e da instituição. Em 2024, a igualdade de gênero será um dos eixos estratégicos do Plano de Internacionalização da UEMA”.

Também estiveram presentes no encontro: a coordenadora do projeto DESIRE, Dra. Subashini Suresh (Universidade de Wolverhampton), Dr. Michael Fuller (Universidade de Wolverhampton), Prof. Dr. Antônio Guerra (UFRJ), Profa. Dra. Magna Suzana (UFAL), Fabiana Guajajara, Diretora do Centro de Saberes Tenetehar Tukàn, entre outros convidados.

Por Alessandra Medina/ARI