O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, e o vice-reitor, Paulo Catunda, participaram, nesta quarta (25), da cerimônia de assinatura da autorização para o lançamento do Edital 2023.1 do Programa Cartão Transporte Universitário, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude, da qual a UEMA é parceira.

O programa foi instituído pela Lei nº 10.691, de 26 de setembro de 2017, e já beneficiou mais de 6 mil estudantes maranhenses do ensino superior, das instituições públicas e privadas, que necessitam deslocar-se de sua residência até o local de ensino.

“Importante ação. Uma política afirmativa voltada aos estudantes, à educação, um fator sempre muito importante, porque se é necessário que nós tenhamos edificações decentes, prédios adequados para o desenvolvimento das atividades estudantis, que tenhamos professores com a qualificação adequada para ministrar as aulas, é também muito importante que nós pensemos em como esse aluno acessa a universidade em termos de transporte, como esse aluno permanece na universidade durante esse período. Levamos em consideração que muitos dos alunos vem de escolas públicas, no caso da UEMA, mais de 76% nesse último vestibular e todas as políticas para que eles consigam desenvolver suas atividades na IES são importantes. Com certeza, todos nós saímos gratificados por conta dessa importante ação”, disse o reitor Walter Canales.

De acordo com o Governador Carlos Brandão, “o Cartão Transporte Universitário é uma demanda social da Juventude que é a garantia de acesso à educação. E esse é um dos eixos principais do nosso governo, dar oportunidade aos jovens para se capacitarem e, assim, ingressarem no mercado de trabalho. Não podemos deixar o jovem que quer fazer uma Universidade não seguir esse sonho por falta de transporte. A igualdade é um direito e estamos buscando isso”.

Na oportunidade, a Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou a importância do programa. “Percebemos o quanto tem sido fundamental executar esse programa, porque, ao longo desses anos que tem sido desenvolvido, muitas vidas foram impactadas pelo programa, acessando e garantindo de fato a conclusão do ensino superior. E hoje ampliamos esse programa e a UEMA é uma importante parceira na execução do programa e juntos só temos a avançar cada vez mais nesse compromisso”, ressaltou.

Em sua 7° edição, o programa lançará 3.020 bolsas para a juventude maranhense, sendo ela dividida 1.200 bolsas para estudantes universitários e 1.820 bolsas para alunos das Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Na oportunidade, aconteceu, também, a assinatura do termo de parceria entre o Governo do Maranhão, a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a plataforma Co.liga. Um programa que oferece cursos de Economia Criativa para adolescentes e jovens (sem idade máxima limite), com foco em educação, formação e fortalecimento de laços comunitários, tendo por objetivo conectar juventudes, empresas e profissionais para facilitar a inclusão produtiva de jovens.

Além disso, o governador entregou computadores para o Centro de Referência da Juventude de Caxias e Pedreiras.

Por Paula Lima

Fotos: Luís Paulo Sousa