Reitor da UEMA e Prefeito de Barra do Corda discutem ampliação do Campus na cidade

Por em 16 de janeiro de 2023

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, recebeu, nesta segunda (16/01), juntamente com a Diretora do Campus Barra do Corda, Ana Rita Bezerra, o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, e a Deputada Estadual Abigail Cunha.

Em pauta, a doação de terreno para a implantação do novo Campus Barra do Corda, fortalecimento e ampliação do Campus citado; e futuros cursos para o campus e região.

“Hoje foi dia de tratar de assuntos em comum para cidade e toda a região de Barra do Corda. Um terreno será doado pela Prefeitura à Universidade para que possamos construir um novo campus, um local mais amplo e com melhor estrutura para os acadêmicos. Tratamos, também, outras questões importantes sobre novos cursos, que o prefeito trouxe como demanda, entre eles Direito, aqueles ligados as áreas agrárias e outros, que serão devidamente analisados pela Instituição, seus conselhos e suas pró-reitorias e, assim, possamos com a melhor qualidade possível, implantar esses cursos importantes para a região”, disse o reitor Walter.

Além da doação do terreno, haverá também a ampliação do espaço onde a UEMA se encontra hoje até que o Campus novo seja construído.

Para o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, a expectativa é grande. “Renovaremos o termo de cessão do espaço onde a UEMA está atualmente e junto vem a ampliação da Instituição. Com a expansão da UEMA vem a expectativa de novos cursos tão sonhados e esperados pelos moradores da região. Levar novos cursos para a cidade é um compromisso nosso, da gestão municipal para com a UEMA e a população. Esse é um sonho de Barra de Corda e de toda a região.

A Deputada Estadual, Abigail Cunha, destacou que “essa é uma necessidade da região. A parceria Prefeitura e Estado, com certeza, é uma casamento que dá certo. Que a cidade, a  população tenha um local mais digno, com uma estrutura maior e uma oferta mais ampla de cursos. Com certeza, a aquisição do espaço para a implantação da nova sede da UEMA beneficiará toda a região”.

A Diretora interina do Campus Barra do Corda, Ana Rita Bezerra, realçou os objetivos da reunião, em busca do alinhamento de melhorias para o Campus: “A nossa expectativa é fazer com que a nossa UEMA, por meio do Campus Barra do Corda, seja consolidada e reconhecida pela comunidade barra-cordense. Então, hoje tivemos a certeza de uma nova área que está sendo doada para o campus de 5 hectares. Sendo que onde estamos hoje o termo de cessão será renovado e será ampliado para possíveis novos cursos. Então, a expectativa são as melhores para o município”.

Ainda participou do momento, o vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, e a Pró-reitora de Infraestrutura,  Maria Therezinha Coelho.

Por Paula Lima

Fotos: Luís Paulo Sousa