UEMA encerra Curso de Processos Construtivos de Alvenaria encerra em Bacabal

Por em 19 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão entrega certificados do Curso de Processos Construtivos de Alvenaria encerra em Bacabal. A oferta é fruto de uma parceria entre a Universidade e o Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com carga horária de 60h, o curso oportuniza o conhecimento prático sobre uma etapa importante da construção em alvenaria.

Para a Diretora do Curso de Engenharia Civil em Bacabal, Silvia Brandão, esse tipo de atividade é a concretização de um esforço que vem sendo realizado há um ano. “Em uma oportunidade que estive em São Luís fiz uma visita ao Senai e tratamos dessa possibilidade. Finalmente, agora foi viabilizada e nossos alunos estão participando do curso. São 20 alunos aprendendo na prática, colocando a mão na massa. Como o curso é básico, mesmo que a pessoa não tenha muito conhecimento sobre construção civil, ela consegue acompanhar. Esse é o primeiro que conseguimos em parceria com o Senai e a gente tem vontade de ter outros no futuro”, disse ela.

O coordenador dos cursos da UEMA no Senai, Airton Egydio Petinelli, reforçou que a UEMA e Senai têm fortalecido relações ofertando a oportunidade para as turmas do Campus Bacabal. “Há dois anos temos oferecido cursos em São Luís para turmas de Engenharia Civil e Arquitetura. Este ano já incluímos Engenharia Mecânica também, chegando a quase 120 alunos atendidos. E agora temos os alunos do Campus Bacabal. Eu acho essencial para os alunos estarem trabalhando, olhando situações do dia a dia, como levantar uma parede ou fazer massa.Eles vão adquirindo conhecimento prático, isso ajuda quando forem atuar profissionalmente”, destacou ele.

Para a aluna de Engenharia Civil, Dálety Maia de Araújo, “o curso foi uma experiência muito boa, professor prestativo e didático, materiais de qualidade e aprendizagem na prática que é importantíssimo para nós, me agregou muito como acadêmica de engenharia civil. Tenho certeza que vai me ajudar muito quando eu estiver no mercado de trabalho, conhecimento nunca é demais e é sempre bem vindo. Gostaria de agradecer a UEMA juntamente com a nossa coordenadora Silvia, ao SENAI juntamente com seu diretor e também ao nosso professor pelos seus ensinamentos e paciência conosco, espero que tenhamos mais experiências em cursos como esse!”.

Opinião compartilhada pelo aluna do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores/Profitec, Luzenilde Marchão: “O curso Processo Construtivo em Alvenaria está agregando ainda mais conhecimentos e aliando teoria à prática. Tem sido uma experiência exitosa participar de cursos em duas instituições de excelência e credibilidade UEMA e SENAI. Por ter vindo de uma área de formação teórico pedagógica, participar de cursos em que a prática se sobressai à teoria tá sendo maravilhoso pois consigo compreender e visualizar um processo construtivo, uma organização de um ambiente, enfim, me tornar uma profissional excelente na área de Design de Interiores”.

Por Paula Lima