Semana Acadêmica da UEMA: abertura das atividades aconteceu nesta segunda

Por em 5 de dezembro de 2022

Teve início na manhã desta segunda, 05, a Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com tema “Ciência e Inovação para Vida”. O evento, que abrange áreas estratégicas da Instituição, tem o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Pró- Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, Coordenação de Cultura, Superintendência de Gestão Ambiental e Assessoria para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante a Semana Acadêmica acontecerão o XXXIV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), a 14ª Jornada de Extensão (JOEX), a Jornada Cultural 2022 (JUCULT), o II Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA, início das atividades do projeto institucional do PIBID, o circuito tela verde e a IV corrida e caminhada da UEMA. O evento contará ainda com outras atividades como palestras, minicursos, apresentações de trabalhos, lançamento de livros e concessão do Título Servidor Emérito.

O objetivo dessa articulação entre áreas diversas da Universidade é mobilizar as comunidades universitária e acadêmica em torno de temas que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação, bem como aproximar os cidadãos a temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas aplicações.

Segundo a coordenadora geral da Semana Acadêmica da UEMA 2022, Andréa Azevedo, a divulgação da produção científica da UEMA é também um dos principais desígnios do evento. “Haverá uma série de atividades presenciais e virtuais ocorrendo durante a Semana, que tem como foco disseminar o conhecimento científico produzido no estado do Estado, por meio da UEMA”, pontuou.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Paulo Catunda, estar na Semana Acadêmica neste ano está sendo muito especial. “Hoje fechamos um ciclo de sucesso, com um imenso volume de trabalhos científicos sendo apresentados e significativa participação de alunos e professores”, frisou Catunda.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Rita Seabra, enfatizou, em sua fala na abertura da Semana, que o esforço coletivo de toda a equipe da Coordenação de PPG, juntamente com o empenho da gestão superior em prol da pesquisa e pós-graduação da UEMA, foram as chaves de sucesso das ações dessa pró-reitoria nos últimos anos.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant´Ana, ratificou que esta será uma semana de importantes atividades. “Desejo um excelente evento a todos. Que seja uma Semana Acadêmica densa e conectada”, disse.

Segundo o reitor da UEMA, Gustavo Costa, especialmente nesta edição, ele dedica esta Semana Acadêmica às equipes da PPG e PROEXAE pelo trabalho de todos esses anos, que colocaram a UEMA em um outro patamar de visibilidade e reconhecimento, denotando a maturidade institucional. “O exemplo do que digo são os excelentes resultados dos programas de pós-graduação. E a extensão elevou-se a categoria de igual importância comparada ao ensino e à pós-graduação”, sublinhou.

“Que todos possam aproveitar ao máximo esta Semana. E possamos colocar nossa universidade cada vez mais na centralidade de uma agenda planetária. É isso que se espera de uma universidade que tem hoje a importância que a UEMA tem para a região e para o país”, conclui o reitor.

A palestra de abertura de tema: “CIÊNCIA E INOVAÇÃO PARA A VIDA”, foi ministrada pelo professor Celso José da Costa. Ele é matemático, educador e escritor, graduado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976). Possui mestrado e doutorado em matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1977 e 1982). Foi professor visitante da Universitè de Chambery – França (1987-1988) e da Universidade de Grenoble – França (1988-1990). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (1999) e foi condecorado pelo MCT com a ordem nacional do mérito científico na classe de comendador (1998).

Clique aqui e assista à palestra.

Por: Walline Alves