O vice-reitor Walter Canales esteve em Caxias tratando de assuntos relacionados ao curso de Medicina


Por em 14 de dezembro de 2022



                                                                                                 

O Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, esteve, no último dia 13/12, juntamente com a Pró-reitora de Graduação, Fabíola Santana, no Anexo Saúde do Campus Caxias, onde tratou de assuntos relacionados ao curso de Medicina. Alguns dos pontos abordados foram carga horária, estágio e internato. Estiveram presentes a professora Ana Carla; a Profa. Dra. Valéria Cristina Pinheiro (eleita nova diretora do Campus); a diretora do curso de Medicina, professora Rose Marie; Dr. Bertolino Assunção, Dr. Sinésio Torres Júnior e a secretária de Saúde de Caxias, Mônica Cristina Melo Gomes. De modo online participaram o Dr. Luís Carlos e o Dr. Pierre.

Na ocasião, houve a definição do novo Diretor do curso, Prof.Sinesio Júnior. Mais três médicos se agregam como assessores da direção, os doutores Pierre Costa, Bertholino Neto e Luiz Carlos Falcão, que já atuam nas redes hospitalares do município. “Agradecemos à Dra.Rose Mary Jácome, que esteve à frente da direção do curso por mais de 19 anos e agora integra o grupo de assessores. Juntos irão conferir ao curso uma maior organização no que se refere às demandas acadêmicas, principalmente as atividades de aulas práticas e internato”, disse o vice-reitor.

A relação dos acadêmicos com a rede hospitalar estadual e municipal para a realização de aulas práticas foi enfatizada. Também foram citados  a previsibilidade dos alunos no estágio, resoluções do internato, participação dos preceptores (acompanhantes dos acadêmicos no estágio), sensibilização para o cumprimento de normas, planejamento de ações para os alunos. Foi lembrado que a UEMA está moldando profissionais, por isso é preciso que haja assiduidade, cumprimento de metas e que a instituição define as competências necessárias.

                                                                                               

Na oportunidade, o vice-reitor, também, reuniu-se com os alunos de medicina, onde foi comunicado sobre as mudanças da gestão do curso e oportunamente foram apontados por eles uma série de questões a serem consideradas para melhorias no curso, principalmente na relação com as unidades de saúde. Os novos gestores também estiveram presentes para entender melhor as demandas e encaminhamentos foram alinhados. “Pretendemos dar novos rumos à direção e à organização do curso. Tratamos também da relação dos alunos com os hospitais para que eles tenham melhor aproveitamento do internato e das aulas práticas. Conversamos com eles para dar essas notícias, onde eles apresentaram reinvindicações, que foram atentamente ouvidas pelos professores presentes e, com certeza, comporão ações para podermos sanar alguns problemas ainda existentes e melhorar a qualidade do curso”.

O Dr. Sinésio Torres se dirigiu aos alunos: “Devemos muito à professora Rose Marie pelo trabalho que ela fez aqui. Com a pandemia, não só o curso de Medicina da UEMA foi afetado, outras instituições também. A universidade tem que ser reconhecida por nós, está na nossa formação e vocês estão concluindo o curso. Temos vários especialistas na cidade formados aqui. É possível dialogar e seguir os trâmites legais. O que queremos é união, que vistamos a mesma camisa”.

A professora Valéria se manifestou: “sabemos que ainda existem algumas carências. O início da preceptoria, por exemplo, foi difícil, mas isso está mudando. Nós sempre acompanhamos o curso e a UEMA sempre deu condições. Nossos alunos se destacam nos locais que atuam. Tudo pode ser negociado”, destacou.

Aconteceu, também, uma visita às duas instalações hospitalares, onde os alunos já realizam as atividades práticas: o Hospital Macrorregional de Caxias e o Hospital Gentil Filho. “Junto com a gestão de ambos os hospitais discutimos melhorias para o desenvolvimento dos acadêmicos”, explicou o vice-reitor.

                                                                   

O dia foi finalizado com uma reunião com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; a deputada Daniela Tema; a Secretaria Municipal de Saúde, professora Mônica Gomes; a Chefe de departamento de Ciências da Saúde, Ana Carla; e o Dr. Bertholino Neto. O objetivo foi reforçar a importância da parceria entre a Universidade, a Prefeitura e o Governo do Estado. “Uma ação que beneficia toda a rede pública e a sociedade ao integrar alunos e professores neste meio. Na conversa, vimos que, juntos, podemos conseguir melhorias para Caxias, para a UEMA e o nosso curso de Medicina”, finalizou Walter.

                                                                               

 

 

 



Últimas Postagens