Curso de Medicina Veterinária da UEMA tem novo laboratório de informática
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 21 de dezembro de 2022
Os gestores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) reuniram-se na manhã desta quarta, 21, para inaugurar o laboratório de informática do curso de Medicina Veterinária da Instituição.
A reforma do espaço destinado ao ensino e pesquisa dos estudantes de Medicina Veterinária foi pensada, de acordo com a diretora do curso, Ana Lúcia Silva, para colaborar com a melhoria da vida acadêmica dos alunos.
Para a Pró-reitora de Infraestrutura, Fabíola Oliveira, a entrega do laboratório foi mais uma preocupação da gestão superior em atender ao máximo possível as solicitações que os professores e alunos fizeram nesta gestão. “Foi uma gestão de brilho e temos o sentimento de dever cumprido”, disse Oliveira.
O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant´Ana, pontuou que o laboratório faz parte de um projeto idealizado por ele e pelo reitor Gustavo Pereira da Costa, visando atender de modo mais célere as prática de metodologias ativas de aprendizagem na UEMA. Essas metodologias baseiam-se em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. “Ainda temos muitas missões a cumprir para que possamos fazer mais pela UEMA em tudo que ela precisa”, disse, Sant´Ana.
Por fim, o reitor Gustavo Costa enalteceu o sentimento de “dever cumprido” em mais uma entrega que irá beneficiar a comunidade acadêmica da UEMA.
Participaram ainda da cerimônia de inauguração os pró-reitores de graduação, de planejamento, de extensão e assuntos estudantis e de pesquisa e pós-graduação: Fabíola Santana, Roberto Serra, Paulo Catunda e Rita Seabra, respectivamente; além de diretores de centro, assessores, chefes de gabinete, professores e alunos.
Medicina Veterinária da UEMA
O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo formar profissionais/médicos veterinários para promover qualidade de vida da população animal e humana.
Este é um curso de preparação profissional para cuidar de animais domésticos, rebanhos e criações, fazer exames
clínicos, diagnósticos e prescrever tratamentos; controlar as condições de higiene em produtos de origem
animal destinados à alimentação, fiscalizar processamentos e comercialização dos produtos de origem animal
e diversos; atuar na prevenção e controle das zoonoses.
O Médico Veterinário faz controle sanitário de alimentos em feiras, bares e restaurantes, inspecionando locais de vendas e os produtos de origem animal; trabalha com ginecologia, obstetrícia e técnicas de inseminação artificial; desenvolve pesquisa de processos de melhoria genética de animais domésticos, aves entre outros; desenvolve trabalho de pesquisa nos laboratórios de diagnósticos, e investigação científica nas diversas áreas de atuação, tais como: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal, objetivando a prevenção animal e do homem. Trabalha como autônomo, presta serviços para as agroindústrias ou fazendas. As áreas mais promissoras são Odontologia, Oftalmologia, Psicologia Animal, Produtos de Origem Animal, Reprodução
e Animais Silvestres.
Neste ano de 2023, o curso de Medicina Veterinária da UEMA completará 50 anos de história.
Por: Walline Alves
Fotos: Wagner Fernandes