Curso de Medicina Veterinária da UEMA tem novo laboratório de informática

Por em 21 de dezembro de 2022

Os gestores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) reuniram-se na manhã desta quarta, 21, para inaugurar o laboratório de informática do curso de Medicina Veterinária da Instituição.

A reforma do espaço destinado ao ensino e pesquisa dos estudantes de Medicina Veterinária foi pensada, de acordo com a diretora do curso, Ana Lúcia Silva, para colaborar com a melhoria da vida acadêmica dos alunos.

Para a Pró-reitora de Infraestrutura, Fabíola Oliveira, a entrega do laboratório foi mais uma preocupação da gestão superior em atender ao máximo possível as solicitações que os professores e alunos fizeram nesta gestão. “Foi uma gestão de brilho e temos o sentimento de dever cumprido”, disse Oliveira.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant´Ana, pontuou que o laboratório faz parte de um projeto idealizado por ele e pelo reitor Gustavo Pereira da Costa, visando atender de modo mais célere as prática de metodologias ativas de aprendizagem na UEMA. Essas metodologias baseiam-se em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. “Ainda temos muitas missões a cumprir para que possamos fazer mais pela UEMA em tudo que ela precisa”, disse, Sant´Ana.

Por fim, o reitor Gustavo Costa enalteceu o sentimento de “dever cumprido” em mais uma entrega que irá beneficiar a comunidade acadêmica da UEMA.

Participaram ainda da cerimônia de inauguração os pró-reitores de graduação, de planejamento, de extensão e assuntos estudantis e de pesquisa e pós-graduação: Fabíola Santana, Roberto Serra, Paulo Catunda e Rita Seabra, respectivamente; além de diretores de centro, assessores, chefes de gabinete, professores e alunos.

Medicina Veterinária da UEMA

O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo formar profissionais/médicos veterinários para promover qualidade de vida da população animal e humana.

Este é um curso de preparação profissional para cuidar de animais domésticos, rebanhos e criações, fazer exames
clínicos, diagnósticos e prescrever tratamentos; controlar as condições de higiene em produtos de origem
animal destinados à alimentação, fiscalizar processamentos e comercialização dos produtos de origem animal
e diversos; atuar na prevenção e controle das zoonoses.

O Médico Veterinário faz controle sanitário de alimentos em feiras, bares e restaurantes, inspecionando locais de vendas e os produtos de origem animal; trabalha com ginecologia, obstetrícia e técnicas de inseminação artificial; desenvolve pesquisa de processos de melhoria genética de animais domésticos, aves entre outros; desenvolve trabalho de pesquisa nos laboratórios de diagnósticos, e investigação científica nas diversas áreas de atuação, tais como: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Medicina Veterinária Preventiva e Produção Animal, objetivando a prevenção animal e do homem. Trabalha como autônomo, presta serviços para as agroindústrias ou fazendas. As áreas mais promissoras são Odontologia, Oftalmologia, Psicologia Animal, Produtos de Origem Animal, Reprodução
e Animais Silvestres.

Neste ano de 2023, o curso de Medicina Veterinária da UEMA completará 50 anos de história.

Por: Walline Alves

Fotos: Wagner Fernandes