Conselho de Administração delibera sobre matérias inéditas na última reunião de 2022

Por em 14 de dezembro de 2022

Na manhã de hoje, 14 de dezembro, o Conselho de Administração (CAD), sob a presidência do reitor Gustavo Costa, em reunião ordinária, deliberou sobre matérias de grande relevância para a UEMA, algumas das quais em caráter inédito.

Na reunião, foi aprovada a oferta de jantar no Restaurante Universitário, no campus Paulo VI, a partir de março de 2023, nos termos e critérios da proposta apresentada pelo conselheiro Antônio Roberto Serra, que presidiu a comissão de elaboração do projeto de resolução. Tal proposta teve a participação de docentes, discentes e técnicos.

Também foi aprovada resolução que isenta os servidores técnico-administrativos efetivos de taxas no âmbito da UEMA, estendendo esse benefício a seus dependentes em alguns casos, como na inscrição para seletivos e concursos na instituição. Essa matéria contou com a participação do Sintuema em sua proposição.

O Conselho de Administração aprovou ainda, por unanimidade, acompanhando o voto da relatora, professora Fabíola Oliveira, o inédito Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UEMA, elaborado em conjunto pela Assessoria ODS, Superintendência de Gestão Ambiental e Proinfra.

Por último, aprovou as diretrizes para o processo de avaliação de desempenho docente para fim de progressão e promoção, que permitirá, dentre outras coisas, a efetiva implantação da classe de professor associado. O texto final da resolução foi resultado de um grande esforço da comissão designada pelo reitor e presidida pelo professor Marcelo Cheche e da diretoria da Apruema, que alinharam os principais pontos da proposta.

Para o presidente do CAD e reitor Gustavo Costa, essa reunião do Conselho de Administração foi histórica e marcante, em razão da relevância das temáticas e do alcance das decisões tomadas. “Hoje o Conselho foi magnânimo, pois soube capturar as expectativas da comunidade acadêmica, de estudantes, docentes e técnicos, e transformá-las em políticas institucionais de longo prazo e em ações concretas delas decorrentes, todas elas fortemente influenciadas pelos pressupostos da inclusão social, da valorização dos servidores e da efetiva participação dos segmentos”, disse o reitor.

Ele, ainda, complementou: “o CAD deliberou essas matérias em consonância à responsabilidade socioambiental, que lhe impõe do PDI da UEMA e orientado pelo equilíbrio orçamentário-financeiro que lhe é exigível, em reconhecimento a demandas legítimas da comunidade e na medida das condições ora existentes”.

Após a revisão final das resoluções aprovadas, elas serão assinadas pelo reitor e encaminhadas aos setores responsáveis pelas providências necessárias.