UEMA tem projeto aprovado para o PDPG – Equipamentos na Região da Amazônia Legal


Por em 11 de outubro de 2022



A Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, teve projeto aprovado no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Equipamentos na Região da Amazônia Legal (Portaria nº 124, de 29 de junho de 2022, CAPES).

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Equipamentos na Região da Amazônia Legal tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de PósGraduação (SNPG) e a formação de recursos humanos de alto nível, por meio do financiamento de equipamentos de pequeno e médio porte de uso compartilhado destinados à melhoria da infraestrutura de investigação acadêmico-científica das Instituições de Ensino Superior integrantes da região da Amazônia Legal.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, relatou que a partir dessa aprovação a Instituição irá adquirir equipamentos para uso compartilhado com fins de estudos cujo escopo seja a Amazônia Legal. “Esse Programa visa a modernização da infraestrutura de pesquisa científica dos programas de pós-graduação da Instituição. Captaremos nesse edital um total de R$116.000,00 de equipamento, o que é muito importante para nós reforçamos o financiamento dos nossos programas e assegura-lhes o funcionamento compatível com os desafios dos pesquisadores que atuam tendo como objeto o desenvolvimento da Amazônia legal”, pontou Costa.

O professor Gustavo assinalou ainda que a UEMA seguirá sempre com sua política arrojada de colocar a sua inteligência representada pela sua capacidade de pesquisa a serviço do nosso estado, da nossa região e do país. “Esse tipo de captação é também um sinal da nossa competência técnica e da capacidade de articulação, que vem para aprimorar o trabalho desenvolvido pela nossa pós-graduação”, disse o reitor.

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Equipamentos na Região da Amazônia Legal tem ainda como objetivos apoiar a modernização da infraestrutura organizacional com equipamentos de pequeno e médio porte de uso compartilhado visando melhorar a infraestrutura de investigação acadêmico-científica em todas as áreas do conhecimento.

Além disso, tem como finalidade apoiar o crescimento e expansão da formação de recursos humanos altamente qualificados e da investigação acadêmico-científica na região da Amazônia Legal e atuar estrategicamente na concessão de recursos de capital para as IES integrantes região da Amazônia Legal – contribuir para a redução de assimetrias regionais identificadas no SNPG.

Com a aprovação do projeto serão adquiridos equipamentos multiusuários para incrementar a infraestrutura existentes nos programas de pós-graduação stricto sensu da UEMA.

Por: Walline Alves



Últimas Postagens