UEMA e Tribunal de Contas do Estado celebram parceria

Por em 13 de outubro de 2022

Na manhã dessa quinta,13, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) celebraram uma parceria para oferta de curso de Licitações e Contratos Administrativo, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet. O evento aconteceu na sede do TCE, em São Luís.

O curso capacitará servidores efetivos e empregados públicos em todo o Estado do Maranhão em relação a Lei nº14.133/2021, de normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A cooperação firmada entre a UEMA e o TCE também poderá abranger a oferta de cursos, palestras, simpósios, encontros ou outros eventos de mesma natureza e objetivo.

Segundo a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra, essa parceria tem grande significância para o TCE e para a UEMA. “Fomos procurados e desafiados a atender uma demanda importante que visava intermediar de forma tecnológica esse curso e, para além disso, para democratizar esse processo de formação. Agradeço a confiança depositada na UEMA, por meio do Uemanet”, ratificou Serra.

A Universidade Estadual do Maranhão tem como missão produzir e difundir conhecimento orientado para a cidadania e formação profissional, por meio do ensino, pesquisa e extensão, priorizando o desenvolvimento do Estado do Maranhão. Por isso, o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, pontuou que Universidade colocou o que tem de melhor na sua capacidade técnica e tecnológica para contribuir com o TCE. “A parceria se inicia formalmente no dia de hoje, mas já vem mobilizando nossas equipes há vários meses. (…) Aqueles que participarão desse curso conhecerão muito da capacidade técnica, acadêmica e institucional da UEMA”, frisou Costa.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Joaquim Washington de Oliveira sublinhou que era necessário fazer a Instituição ser mais ágil e eficiente com a comunicação com a sociedade, logo, procurou a UEMA para cooperar coma esse processo. “Teremos a possibilidade de levar nossos cursos a todo o estado do Maranhão. Esse é um passo importantíssimo para o fortalecimento da Escola de Contas. Agradeço a disposição da UEMA”, concluiu Oliveira.

A previsão para início do curso é novembro de 2022. A parceria será findada em outubro de 2024.

Participaram também do evento o conselheiro substituto do TCE do Maranhão e diretor da Escola Superior de Controle Externo, Antonio Blecaute Barbosa, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEMA, Nicodemos Costa, além de assessores de ambas as instituições.

Por: Walline Alves |Fotos: Luis Paulo Sousa