Palestra sobre o ensino de Geografia é realizada no Campus Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de outubro de 2022
Foi realizada sexta, dia 7, no Auditório Leôncio Magno, uma palestra referente ao ensino da Geografia, com o título “Prazer em ensinar Geografia –reconstrução conceitual da Geografia”.
O palestrante foi o Prof. Dr. Antônio Carlos Castrogiovanni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Para o palestrante, o geógrafo não viaja, ele faz um trabalho de campo constante. Segundo o especialista, o ensino de Geografia deve considerar os desequilíbrios: “Me localizo temporariamente em Caxias. Cheguei aqui com meu lugar construído, com meus conceitos e fui acolhido. Estou num entrelugar. Por isso digo que somos cheios de representações e quando falo sobre clima tenho que me perguntar o que interessa isso ao aluno. Certos conhecimentos não precisam ser trabalhados, e sim a abstração deles”, citou.
Ele prosseguiu dizendo que os mapas servem para fazer pensar e as pessoas têm que abstrair esse recurso. Quanto ao livro didático, ele não é conhecimento, e sim informação. Se torna conhecimento quando o professor problematiza o conteúdo e isso é feito de forma pedagógica. A matéria está posta, o aluno precisa entender. Não é a quantidade, mas o que o professor decifra para ele entender. O aluno deve ter a chance de ser protagonista. É preciso motivar os estudantes a estar na escola, pois a vida fora dela é atrativa.
O professor José Amâncio Ribeiro Neto, do Curso de Geografia da UEMA Caxias, responsável pela presença do convidado, se manifestou: “Estamos com o papa da Geografia gaúcha, que oferece uma palestra com dinâmicas. O melhor de tudo é que o auditório está lotado, com professores e estudantes de Geografia de Caxias e da UFPI (Universidade Federal do Piauí), UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e da UVA (Universidade do Vale do Acaraú) de Sobral – Ceará”, destacou.
Jackson Costa, egresso do Curso de Geografia em Caxias, opinou: “Estamos prestigiando essa palestra concedida pelo professor Antônio Carlos. Algo extremamente importante para integrar os acadêmicos, pois recebemos subsídios informativos para os futuros geógrafos”, acredita.
Por Emanuel Pereira