Docentes do DEA/CCSA tomam posse na AMCA
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de outubro de 2022
Em sessão solene na noite de ontem, 24, no Palácio Cristo Rei, a recém fundada Academia Maranhense de Ciência da Administração- AMCA deu posse aos seus primeiros 22 membros.
Dentre os empossados destacam-se seis docentes da Universidade Estadual do Maranhão, pertencentes ao Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. São eles: Antônio Roberto Coelho Serra, Gustavo Pereira da Costa, Ilmar Polary Pereira, Irlane Regina Moraes Novaes, Julio César Pinheiro Maciel e Káty Maria Nogueira Morais.
Na cerimônia, o professor Ilmar Polary , presidente da AMCA, falou sobre o papel da nova academia de ciência do Maranhão, dos desafios do campo da Administração e dos desafios dos novos acadêmicos.
O reitor da UEMA, Gustavo Costa, um dos empossados da noite, assim definiu o significado da ocasião: “a AMCA representa uma nova sociedade técnica e científica que certamente irá contribuir para a difusão da ciência da Administração. Para a UEMA é motivo de honra e responsabilidade ter seis docentes no quadro inicial de acadêmicos, o que remete ao pioneirismo da EAPEM- Escola de Administração Pública do Estado do Maranhão, célula primeira da nossa universidade”.
A Academia Maranhense de Ciência da Administração – AMCA associação de natureza científica, técnica e cultural, sem finalidade econômica, foi fundada em 16 de Junho de 2022, tendo como objetivo o estudo, o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico, a difusão da Ciência da Administração e o estímulo à ação e ao aperfeiçoamento dos administradores. Os objetivos da AMCA se estendem ao desempenho das seguintes atividades:
I – Promover sessões culturais, destinadas a debater problemas de administração, mediante conferências, seminários, exposições e outras formas de divulgação dos princípios teóricos, fundamentos doutrinários e progresso tecnológico da Ciência da Administração e de outras ciências afins;
II – Estimular o estudo, o ensino, a pesquisa e a extensão na área da Administração Pública e Empresarial;
III – Promover o intercâmbio de ideias e informações entre instituições congêneres, universidades e estabelecimentos de ensino superior, do País e do exterior, para maior difusão da Ciência da Administração;
IV – Prestar assistência aos administradores, profissionais e estudiosos em geral da Ciência da Administração, proporcionando-lhes serviços de biblioteca, documentação especializada e referência bibliográfica;
V – Colaborar com os poderes públicos e com as empresas privadas, no estudo e encaminhamento de soluções de problemas atinentes à administração como ciência e como arte;
VI – Publicar periódicos e boletins informativos, destinados ao exame e debate de problemas administrativos, bem como à divulgação de trabalhos de relevante importância técnica.