Colação de Grau em Itapecuru Mirim gradua cerca de 50 formandos

Por em 15 de outubro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na noite de ontem (14), a cerimônia de outorga de grau do Campus Itapecuru Mirim, que reuniu gestores, professores, familiares e amigos dos formandos.

A outorga foi concedida a cerca de 50 formandos dos cursos de Ciências Licenciatura em Biológicas, Ciências Sociais Licenciatura, Engenharia de Produção Bacharelado, Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Curso Superior em Tecnologia de Alimentos e Superior em Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destacou: “Manifesto para toda a comunidade o compromisso da Universidade Estadual do Maranhão com todos que aqui vivem e com todos que precisam, reivindicam a essencialidade da sua universidade. Esse é o espírito da presença de todos que estão aqui, a exaltação ao conhecimento, com o sentimento de homenageá-los e, principalmente, de sublinhar o significado desse momento. A missão da UEMA é formar para a cidadania, formar cidadãs e cidadãos que compreendam seu papel na sociedade, de pensar um novo modelo de desenvolvimento e construir um novo caminho. Vocês, formandos e formandas, devem compreender, com a transitoriedade da passagem na universidade, que representa a brevidade da vida de todos nós, que precisam arriscar-se, não precisam ter medo de tentar, de errar, persigam os seus ideais, acreditem que é possível sim ter uma vida feliz, vocês representam o novo, a diferença, a nova perspectiva, a esperança de toda uma sociedade, esse é o significado de uma colação de grau”.

Em seu discurso, a Diretora do Campus, Thallita Serra enfatizou: “Caros formando, a vida é uma caminhada numa estrada obscura quase sempre repleta de armadilhas que muitas vezes nos impedem de seguir. Vocês já percorreram um longo trecho desse caminho e com certeza perceberam que não foi fácil chegar até aqui, mas vocês são vencedores por estarem aqui. A graduação não é o fim, mas sim o início de uma nova fase na vida de vocês, fase essa em que colocarão em prática todos os ensinamentos que adquiriram durante o período acadêmico. Por fim, ressalto aqui que a UEMA, Campus Itapecuru Mirim, cumpre seu papel institucional com a qualificação e colocação de novos profissionais no mercado de trabalho”

A formanda, Rosa Maria dos Santos da Conceição Alves, do Curso de Tecnologia em Alimentos, foi a oradora oficial dos concludentes da noite e durante seu discurso disse: “Hoje concluímos mais uma etapa da nossa vida, e esta sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. Nossa caminhada foi longa e difícil, mas conseguimos chegar aqui e este é o fruto do nosso esforço. Foram anos de dedicação, cada formando aqui traz um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela estabilidade financeira. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado”.

Em seu discurso, paraninfa da Noite, Claudiene Diniz da Silva, do Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, falou: “Ninguém mais do que vocês, formandos, sabem da exata dimensão da vitória celebrada besta noite. E por isso, agradeço por estar aqui hoje, falando para vocês, em nome de todos os professores que lhes acompanharam nessa jornada. Essa é a hora que vocês olham para trás e relembram os momentos difíceis dessa caminhada, isso faz a vitória ter um sabor ainda mais especial. Agora peço que olhem para frente para o futuro que os aguarda. Termino dizendo até breve, meus futuros colegas de profissão”. Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico

Geografia Licenciatura: Wéllida Maria da Silva Rocha

Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa: Eliana Lima Mendes

Música Licenciatura: Yara Raquel Monte Coelho