UEMA recebe conceito máximo no recredenciamento do CEE e garante padrão de Excelência


Por em 20 de setembro de 2022



                                         

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi avaliada com o conceito máximo, nota 5, equivalente ao perfil de qualidade EXCELENTE, no processo de recredenciamento institucional do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE), em uma escala que varia de 1 a 5. Estas avaliações são de suma importância, uma vez que verificam se as instituições de ensino, bem como seus cursos, possuem os mínimos requisitos e padrões de qualidade para o ensino.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa destacou: “Com muita alegria que a Universidade Estadual do Maranhão recebeu a informação do CEE que teve a renovação do seu credenciamento por mais cinco anos, com a nota máxima, a inédita nota máxima 5. Esse resultado simboliza o esforço de toda a nossa gestão, de professores, de servidores técnico-administrativos, de estudantes, esforço para realizarmos o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Realizamos nesses últimos anos uma forte ação de planejamento, planejamento acadêmico, planejamento administrativo, com grandes investimentos em infraestrutura, com melhoria na nossa proposta pedagógica. Realizamos quase 200 concursos públicos, nesse período, e tudo isso, consegue produzir um resultado de qualidade, um resultado que demonstra um amadurecimento acadêmico da instituição. E no fechamento do ciclo de gestão de oito anos, obter pela primeira vez o recredenciamento com a nota máxima, é um atestado de qualidade para a UEMA, é um prenúncio de conquistas maiores e melhores e estou certo de que a Universidade vai permanecer sempre atenta as novas exigências, não só normativas como também as demandas da sociedade. A Universidade chegando próxima ao final desse reitorado e ao final do ano recebe a nota do recredenciamento, assim como, as notas das avaliações dos nos programas de pós-graduação como um profundo sentimento de dever cumprido, como um encerramento de um ciclo, como atestado de qualidade da nossa gestão”.

Antes do processo de avaliação, a Universidade constituiu uma comissão para planejar, organizar e executar ações referentes ao processo de recredenciamento da UEMA junto ao Conselho Estadual de Educação. A comissão foi presidida pelo Pró-reitor de Planejamento e Administração (PROPLAD), Antônio Roberto Coelho Serra, que juntamente com os demais integrantes, a partir do resultado do ciclo anterior, organizaram as evidências e informações com base nos indicadores que compõem o Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Recredenciamento e Transformação de Organização Acadêmica – INEP, utilizado pela comissão de recredenciamento do CEE.

De acordo com o Pró-reitor Antônio Roberto Coelho Serra, “quando iniciamos a jornada de desenvolvimento institucional com o planejamento sistemático, nós direcionamos nossos esforços para todas as vulnerabilidades da Universidade, dentro de uma perspectiva de planejamento estratégico, levamos em consideração avaliações disponíveis, especialmente, aquelas do próprio Conselho Estadual do Educação, e também, os levantamentos da PROPLAD em relação às necessidades verificadas em cada uma das unidades organizacionais. A partir de um amplo diagnóstico da nossa realidade, nós conseguimos estabelecer um direcionamento de esforços para reposionamento da Universidade dentro de um determinado período de tempo. Portanto, em 2015, quando se iniciou essa gestão, nós nos encontrávamos com o conceito 3, a partir desse momento, coincidindo com o primeiro ano de trabalho desse reitorado, organizamos um processo de recredenciamento que nos levou, em 2017, ao conceito 4. Esse conceito 4 já indicava um progresso das nossas instalações e do funcionamento da Instituição como um todo, percebendo-se sinais claros de um desenvolvimento institucional nesse curto espaço de tempo. Com isso, os esforços continuaram e agora em 2022, novamente com um processo organizado pela PROPLAD, com o suporte da Pró-Reitoria de Infraestrutura, nós conseguimos reunir todas as evidências necessárias para comprovar que nosso status quo era superior aquele de 2017, em razão disso, a Comissão Verificadora designada pelo CEE reconheceu os avanços que obtivemos ao longo desses anos e nos recredenciou com a nota máxima permitida dentro do conjunto de avaliações realizadas pelo CEE. Estamos muito orgulhosos com esse conceito e, naturalmente, em razão de uma agenda programática de desenvolvimento institucional constante, nós nos manteremos nos próximos anos com essa mobilização ativa de modo que no próximo ciclo de avaliação, em 2027, nós tenhamos condição de nos manter nesse mesmo patamar. Essa é nossa expectativa e para isso estamos continuamente nos aperfeiçoando nos nossos processos de trabalho”.

As verificações do conselho foram feitas e fundamentadas nos referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente e no Instrumento de Avaliação Institucional do Conselho. Os 5 eixos centrais analisados foram: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura.

Segundo a pró-reitora de Graduação Fabíola Santana, “a nota 5, no recredenciamento da UEMA, por mais cinco anos, conferida pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão – CEE/MA, decorreu de uma minuciosa análise da Comissão Avaliadora, a partir dos indicadores fundamentais à qualidade da universidade, pautados em diretrizes nacionais e estaduais. Em seus 40 anos de existência, essa nota laureia todo o empenho da atual comunidade acadêmica (estudantes, docentes e técnico-administrativos) e da gestão universitária, em todos os níveis hierárquicos, resultante do esforço pela qualidade dos processos de ensino, pesquisa e extensão. Merece destaque o ineditismo da nota máxima, dados os avanços que foram realizados na Universidade que culminaram no recredenciamento e reconhecimento público do trabalho e compromisso social da UEMA com o desenvolvimento do Estado”.

A agenda da Comissão contou com a realização de reuniões com os gestores da UEMA, com a CPA, com o corpo técnico-administrativos de diferentes setores e funções, com o corpo docente ligados aos diferentes cursos da instituição e com o corpo discente. Além disso, foram realizadas visitas às instalações físicas que contemplou as quatro unidades acadêmicas do campus Paulo VI.

Foi um processo de participação massiva da comunidade e o resultado com a nota máxima se deu a partir do planejamento da UEMA, demonstrando a evolução da Instituição que vem se desenvolvendo com a criação de políticas acadêmicas e de gestão.

Por: Karla Almeida



Últimas Postagens