Revista “Outros Tempos” agora é Qualis A3 na CAPES

Por em 19 de setembro de 2022

A Revista Outros Tempos, publicação eletrônica do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, recebeu o estrato A3 na nova avaliação da CAPES, referente ao quadriênio 2016-2020.

Nesse novo Qualis, único para todas as áreas e remodelado em seus estratos, o reconhecimento da Outros Tempos como A3 a coloca entre os periódicos classificados nos primeiros três estratos do sistema nacional de avaliação.

Para o editor da Outros Tempos, professor Marcelo Cheche Galves, esse é um grande feito para o curso de História da UEMA. “Trata-se de uma grande conquista, resultado de quase 20 anos de esforços de todos os professores do curso de História, e também da confiança de autores e leitores, que constroem a Outros Tempos todos os dias”.

A Revista de História Outros Tempos  (ISSN 1808-8031) é uma publicação de periodicidade semestral. Criada em 2004, tem como missão divulgar as pesquisas na área de História, fomentar discussões acadêmicas entre docentes, discentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e possibilitar o acesso do público de áreas congêneres ao conhecimento produzido por investigadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação.

Desde a sua criação, a Outros Tempos se constituiu como um espaço de natureza transdisciplinar, agrupando a divulgação de resultados da pesquisa histórica, textos sociológicos, antropológicos e de outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. A cada edição, publica artigos acadêmicos de tema livre, dossiê temático, resenhas, estudo de caso e entrevista.

Histórico da Revista

A “Outros Tempos” foi lançada em 2004, como um projeto dos professores do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão.

Criada originalmente como um periódico anual, em 2008 alterou sua periodicidade para semestral, momento em que também instituiu a publicação de dossiês temáticos. Antes, em 2007, um volume especial fora lançado com a temática História e Política. Atualmente, todas as publicações contam com Identificador de Objeto Digital (DOI), adotado desde o ano de 2015.

Nas últimas avaliações Qualis/Capes, 2010-2012 e 2013-2016, foi classificada no estrato B2 na área de História e Interdisciplinar. Desde então, vem aperfeiçoando normas e procedimentos internos, com o intuito de atingir os estratos mais altos da avaliação, o que levou o periódico a alcançar o estrato A3, na atualidade.

No ano de 2021, como parte dos esforços para dar mais visibilidade às suas publicações, criou o Programa da Revista Outros Tempos, parceria entre o periódico e a ANPUH – Seção Maranhão para a produção de episódios bimestrais com organizadores de dossiês e autores convidados. O Programa é veiculado no Canal do YouTube da ANPUH Maranhão.

Editada desde a sua criação exclusivamente on-line, a Outros Tempos é a mais longeva e importante publicação na área de História no estado do Maranhão.

Para acessar a revista, clique aqui.

Nas redes sociais, o endereço da Revista é: @revistaoutrostempos

Por: Walline Alves