Professores da UEMA lançam livro “Pesquisa com Abelha Tiúba”

Por em 19 de setembro de 2022

Professores da Universidade Estadual do Maranhão lançaram o livro “Pesquisas Com Abelha Tiúba (Melipona fasciculata) no Maranhão (2012 – 2022)” em homenagem ao centenário do Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr”.

A cerimônia aconteceu no auditório do Curso de Zootecnia, no Campus Paulo VI. Durante o evento, a Profa. Dra. Eleuza Gomes Tenório, apresentou o conteúdo do livro e o Prof. Dr. José Maurício Dias Bezerra, expôs a importância do Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr e da abelha Tiúba para Maranhão.

Warwick Estevam Kerr foi um geneticista, engenheiro agrônomo, entomologista e professor brasileiro reconhecido internacionalmente.

Fizeram parte da mesa de honra, a Diretora do Centro de Ciências Agrárias, Profa. Dra. Ana Maria Silva de Araújo; o Deputado Estadual, Prof. Dr. César Pires; a Coordenadora do Curso de Zootecnia, Profa. Dra. Maria Inez Fernandes Carneiro, a Chefe do Laboratório de Apicultura e Meliponicultura, Profa. Dra. Eleuza Gomes Tenório e o Prof. Dr. José Maurício Dias Bezerra.

Estiveram presentes, alunos do Curso de Zootecnia da UEMA; Meliponicultores homenageados e seus familiares; a Profa. Dra. Patrícia Maia Correia de Albuquerque, do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação e da Rede Bionorte da UFMA, professora Titular do Departamento de Biologia da UFMA; a Profa. Dra. Luana Fontoura Gostinski, da empresa KOLMÉIA Fermentaria e o Prof. Dr. Helder Luís Chaves Dias, do Departamento de Zootecnia da UEMA.

Autoridades locais e Meliponicultores homenageados presentes receberam o Troféu Dia Estadual da Abelha Tiúba, além do Hidromel, especialmente preparado com mel de Tiúba; o livro “FLORES E ABELHAS: A INTERAÇÃO DA TIÚBA (Melipona fasciculata, Meliponini) COM SUAS FONTES FLORAIS NA BAIXADA MARANHENSE”, de autoria da Profa. Dra. Patrícia Maia Correia de Albuquerque e colaboradores e a camiseta comemorativa do evento.

Faça o download do livro “25 anos de pesquisas sobre a abelha tiúba Melipona fasciculata no Maranhão”, acesse aqui.

Para fazer a leitura do livro “Pesquisas Com Abelha Tiúba (Melipona fasciculata) no Maranhão (2012 – 2022)”, acesse aqui.

MELIPONICULTORES HOMENAGEADOS

Neste primeiro ano dedicado ao Dia Estadual da Abelha Tiúba, decidiu-se homenagear quatro Meliponicultores do estado do Maranhão que se destacaram na criação das abelhas Tiúba.

Todos eles conheceram os ideais do Prof. Dr. Kerr e contribuíram decisivamente para o desenvolvimento científico acerca do conhecimento sobre essas abelhas.

Além de talentosos na habilidade de manusear a Tiúba, esses meliponicultores inspiraram gerações na criação racional dessas abelhas. Atualmente, centenas de meliponicultores utilizam a abelha Tiúba como forma de conservação e geração de emprego, ocupação e renda, graças a iniciativa desses primeiros meliponicultores que abriram, não só os seus meliponários, como também, os seus corações para o conhecimento científico.

Apesar de residirem em diferentes locais no Maranhão, todos eles possuem características comuns, pois quando as Instituições de pesquisa iniciaram os trabalhos científicos com a abelha Tiúba, eles foram os primeiros a abrirem as portas de seus meliponários para essas instituições, recebendo educadamente os pesquisadores; disponibilizando as suas abelhas; auxiliando no manejo das colônias e na coleta de dados; relatando as suas observações sobre as abelhas e participando de cursos e eventos científicos promovidos pelas Universidades, Institutos de Pesquisas e Sistema S.

Devido ao contato das instituições de pesquisa com as comunidades locais no interior do Maranhão, em prol da meliponicultura maranhense, onde a abelha Tiúba é o ponto central das descobertas, discussão e debates, foram criados laços de amizades entre pesquisadores e meliponicultores que perduram até hoje.

Os professores homenagearam, especialmente, os Meliponicultores que ajudaram a transformar a meliponicultura tradicional em uma meliponicultura racional, forte, pujante e empreendedora. São eles: Irene Santos Aguiar (Barreirinhas); Selísio Santiago Freire (São Luís); Osmar Mário Pinheiro (São Bento) e Antônio José Ferreira Pereira (Bequimão) e Martinho (Santa Luzia do Paruá).