Avaliação Quadrienal da CAPES: Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (curso de mestrado) sobe conceito para 4

Por em 21 de setembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão obteve excelente resultado na avaliação quadrienal (2017 – 2020) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre os programas que obtiveram elevação de conceito está o Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde – PPGBAS (curso de mestrado), que elevou o conceito para 4.

“Muito importante essa nota por mostrar o avanço do curso, em relação aos projetos desenvolvidos pelos discentes inseridos dentro da área de concentração, voltada para aspectos de grande importância da biodiversidade no ambiente e saúde. O mestrado dá oportunidade para egressos de graduação de diferentes áreas realizarem a sua qualificação e com isso se tornarem melhor capacitados para atuar em áreas de grande importância, como profissionais da educação e nas diversas instituições de serviços de saúde, atuando com qualidade, competência e dedicação. A partir do conceito 4 obtido, será possível a implantação de um curso de doutorado, que se constitui de grande impacto para a região que não possui ainda esse nível de pós-graduação no interior do Maranhão”, disse a Coordenadora do Programa, Profª. Drª. Valéria Cristina Soares Pinheiro.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde tem focado na introdução de processos de desenvolvimento de pesquisa para auxiliar na investigação e melhor compreensão de questões socioambientais decorrentes de doenças tropicais não negligenciadas, desde sua implantação em 2014. Assim, tem produzido protocolos, metodologias, bem como levantamentos faunísticos e florísticos nos biomas desta região com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico para auxiliar na resolução de questões ambientais e de saúde pública.

Por Paula Lima