UEMA lança edital para popularização da Agenda 2030 e dos ODS
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de maio de 2022
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/UEMA, lançou, nesta terça (03), o Edital referente à popularização da Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fizeram parte da mesa, o reitor Gustavo Costa; vice-reitor Walter Canales; pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; Superintendente de Gestão Ambiental (AGA), Andréa Araújo do Carmo; Assessora da ODS UEMA, Ariadne Enes Rocha; Coordenadora da Escola Ambiental do Maranhão, Layse Campos; Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Luís José Câmara; Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MA), Marcos Silva; Chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em São Luís, Ofélia Silva.
O edital tem o objetivo de apoiar financeiramente a realização de eventos na forma de congresso, conferência, seminário, simpósio, colóquio, encontro, fórum, jornada, curso, minicurso, treinamento, networking, workshop, festival e afins, de abrangência internacional, nacional, regional ou local, para a popularização da Agenda 2030 e dos ODS.
Na ocasião, o reitor Gustavo Costa explicou que a UEMA lançou o Edital de Popularização dos ODS apenas como uma semente que precisa ser cuidada para germinar e dar frutos que possam beneficiar a toda a sociedade.
De acordo com o vice-reitor Walter Canales, esse é “um momento importante, pois a UEMA tem como missão a formação de cidadãos para o desenvolvimento do estado do Maranhão. E não há como formar, não há como educar se hoje não tivermos essa importante integração com a sustentabilidade. E a sustentabilidade aqui na Universidade permeia todos os nosso documentos, resoluções, iniciativas, nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, que dita as regras e diretrizes da nossa Universidade nos próximos cinco anos, tudo alinhado a sustentabilidade, mais precisamente aos ODS. E isso nos deixa muito tranquilos, uma vez que os passos da nossa Universidade em todos esses anos serão guiados por essas instruções ambientais, que vão fazer um mundo melhor. Não é fácil, mas esse instrumento lançado agora, o edital, vai ajudar muito. Estamos dando um passo concreto para que o objetivo seja atingido”.
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, falou do quanto a UEMA tem sido fundamental na convergência de parcerias em prol do desenvolvimento do Maranhão em vários aspectos, incluindo a questão ambiental. “As ODS não é de ninguém, mas ao mesmo tempo é de todo mundo. Essa frase explica muito sobre a importância dos ODS. E aliado a esse edital temos várias outras iniciativas, o edital da sustentabilidade, Mais Extensão, PIBEX, Acolher. Na verdade, hoje, a PROEXAE é um grande celeiro, onde encontramos todos os ODS nos nossos projetos. Um fruto de muito trabalho. Diante de tudo, eu uso sempre a palavra convergência. Creio que o reitor Gustavo conseguiu uma convergência, convergência das pessoas que estão aqui e é dessa forma que vamos conseguir melhorar a situação do nosso Estado, país, mundo. Estamos nesse caminho. E o mais importante é que buscamos sair da Universidade, com nossos projetos seja de extensão, de pós-graduação. A UEMA hoje é convergente e está indo além dos muros da Universidade”, destacou.
A chefe do escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva, comentou sobre a parceria entre UEMA e UNICEF, ressaltando que é possível fortalecer os indicadores de desenvolvimento no Maranhão através de iniciativas como essa do edital de popularização dos ODS.
Para o Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MA), Marcos Silva, “ao financiar atividades relativas aos ODS, a Universidade abre espaço para muitas esferas. O Maranhão é um estado que realmente precisa se incorporar aos ODS. Importante essa responsabilidade socioambiental da UEMA, não somente para professores e universitários, mas para a sociedade em geral”.
Serão destinados a esse Edital, recursos financeiros no valor total de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), oriundos da Universidade Estadual do Maranhão. O recurso será distribuído de acordo com a descrição da abrangência (internacional, nacional, regional ou local) e modalidade do evento (remoto, presencial ou flexível).
Confira o edital AQUI.
Por Paula Lima
Fotos: Rafael Carvalho