UEMA lança editais PIBIC e Ações Afirmativas

Por em 4 de maio de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, divulgou os editais para seleção de projetos e orientadores  do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA/PIBIC – CNPq/UEMA/FAPEMA e PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA/PIBIC – CNPq/UEMA – AÇÕES AFIRMATIVAS. O período de submissão será até 31 de maio.

A chamada pública tem como objetivos estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da UEMA, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa e contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

Serão priorizados para concessão de bolsas os projetos que foram aprovados em agências de fomento e cuja vigência esteja compreendida no período da concessão da bolsa (setembro de 2022 a agosto de 2023).

No Edital PIBIC, cada professor só poderá ser contemplado com no máximo quatro quatro bolsas, distribuídas por titulação e instituição de fomento, e uma cota de pesquisador voluntário. Serão oferecidas 250 bolsas pelo programa PIBIC/FAPEMA e 200 bolsas pelo Programa PIBIC/UEMA, todas com vigência de setembro/2022 a agosto/2023.

No caso do Edital de Ações Afirmativas, cada professor só poderá ser contemplado com até duas bolsas, distribuídas por titulação e instituição de fomento, e uma cota de voluntário (PIVIC). Serão oferecidas 5 bolsas pelo programa PIBIC-AF UEMA com vigência de setembro/2022 a agosto/2023.

Acesse os editais AQUI.

Por Paula Lima