UEMA inaugura Meliponário na estação conhecimento da Fundação Vale em Arari

Por em 27 de maio de 2022

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales, participou, na manhã de hoje (27), da inauguração do Meliponário na estação conhecimento da Fundação Vale em Arari.

A construção do Meliponário surgiu a partir da parceria entre a UEMA e a Fundação Vale com o objetivo de fortalecimento da apicultura na região de Arari. O projeto do espaço foi coordenado pelo professor e pesquisador, do departamento de Química e Biologia (DQB), José de Ribamar Silva Barros.

Além do vice-reitor, estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; a coordenadora geral do UEMANET, Ilka Serra; a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Maria Goretti Cavalcante; o professor José de Ribamar Silva Barros; a analista de Responsabilidade Social da Fundação, Vale Wilma Miranda; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Arari, Raimundo Rocha; além de autoridades, produtores, alunos, colaboradores.

O meliponário reúne colmeias de abelhas. As abelhas em geral são responsáveis pela polinização da flora, um trabalho essencial para a manutenção de todo o nosso ecossistema. O espaço é uma demanda da região, onde estudantes e produtores poderão ter novos conhecimentos sobre a produção.

De acordo com o vice-reitor, Walter Canales, “todos sabem o quanto a educação, nos seus diversos níveis, é importante para a formação de cada um, para que, cada um atinja o melhor patamar de vida, de conhecimento e, consequentemente, uma melhor posição no mercado de trabalho. Assim, a UEMA fica muito satisfeita de estar presente neste projeto, colaborando com a formação de vocês. Estamos abertos a outras parcerias, para que a gente possa levar o conhecimento ao maior número de pessoas no Estado do Maranhão”.

Wilma Miranda, analista de Responsabilidade Social da Fundação Vale destacou, “estamos sendo agraciados com mais essa parceria da Fundação Vale e UEMA. Essa inauguração é de extrema importância, pois acrescenta um espaço para a prática dentro da nossa estação conhecimento, que é um espaço de inovação, experimentação e implementação de novas tecnologias, promovendo o desenvolvimento local, rural, possibilitando oportunidades para os agricultores e as famílias ao redor, a fim de estimular a criação das abelhas.”

A aluna Laís Barbosa do Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UEMA que está desenvolvendo o projeto intitulado “Meliponicultura: Educação Ambiental e Geração de Renda Sustentável” para sua dissertação, sob a orientação do professor José de Ribamar Barros, disse: “Desenvolvo um projeto em parceria com a Fundação Vale, pesquisando a produção de mel das abelhas nativas em Arari, microrregião da baixada maranhense. Esse tema é importante, pois possibilita sensibilizar a comunidade acerca da preservação das abelhas. Além disso, o Meliponário permite que a comunidade de Arari adquira conhecimentos sobre a relação entre as abelhas e as plantas, a produção do mel e, como consequência, a geração de renda sustentável, temas que estão diretamente relacionados aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, ou seja, geração de renda sustentável aliada a questão da preservação ambiental”.

Por: Karla Almeida