UEMA entrega obras literárias para Academia Maranhense de Letras

Por em 5 de maio de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão entregou na quarta -feira (04) uma coletânea de livros editadas pela Editora da UEMA (EDUEMA) em parceria com a Academia Maranhense de Letras.

A coletânea originalmente era composta de 12 livros sendo que alguns deles foram divididos em dois e até três volumes, implicando então na impressão de 16 livros.

Todas as obras têm como autores os 12 fundadores da Academia Maranhense de Letras(AML)

São eles:  Harpas de Fogos, de Corrêa de Araujo, Missas Negras , de I.Xavier de Carvalho, O Palácio das lágrimas, de Clodoaldo Freitas, Os Novos Atenienses de Antônio Lobo, Por onde Deus não andou de Godofredo Viana, Coisas da Vida , de Alfredo de Assis, Silhueta, de Domingos Barbosa,O Maranhão: subsídios históricos e corográficos, de Fran Paxeco; Natal, de Astolfo Marques; Fundação do Maranhão, de Ribeiro Amaral, História do Maranhão de Barbosa de Godois e Poesias, de Vieira da Silva.

Para o reitor Gustavo Costa a parceria entre a UEMA e a AML simboliza também a preservação da memória cultural, educacional e artística do Maranhão e de sua gente. “ A relação que se estabelece entre o leitor e o livro, é quase uma relação de intimidade, ao tocar ,sentir, cheirar e está se tornando um artigo cada vez mais raro tanto como bem, como hábito. O dia de hoje resgata esse projeto extremamente necessário de promover a preservação dos fundadores da Academia Maranhense de Letras por meio de suas obras,” conclui.

“A dificuldade de encontrar esses livros no mercado é muito grande, acabamos resgatando essas obras e quem lê percebe a importância histórica e literária. Essa é a segunda parceria entre a Universidade e a AML e isso demonstra o compromisso da UEMA com o resgate de autores e obras fundamentais da literatura Maranhense” afirma o professor Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, presidente da Associação dos Professores da UEMA.

Está é a segunda parceria entre a Universidade e a AML , a primeira se deu em 2008 quando a Academia completou 100 anos de fundação.

Para o Dr. Lourival de Jesus Serejo Sousa, presidente da Academia Maranhense de Letras, foi uma satisfação receber as obras muito bem editadas pela Universidade e ainda destacou o entrosamento ente as duas Instituições em prol da divulgação literária e científica.

A tarde contou também com entrega de brindes para os presentes.

Por: Priscila Abreu