UEMA e UAB de PORTUGAL lançam vídeorevista internacional

Por em 5 de maio de 2022

A Video Journal of Social and Human Research (VJSHR) reúne trabalhos de pesquisa e investigação interdisciplinares em vídeo.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade Aberta de Portugal oficializaram o acordo de parceria para organização e promoção da Video Journal of Social and Human Research (VJSHR), nova publicação que reúne artigos científicos em vídeo. A proposta da videorevista internacional é combinar componentes textuais e audiovisuais no compartilhamento de trabalhos de investigação interdisciplinar nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. A VJSHR é organizada pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), em mais uma ação colaborativa entre a UEMA e a UAb de Portugal.

A ideia é que a publicação concentre videoartigos na área das Ciências Sociais e da investigação humana, além de temas relacionados com a realidade política, comunicação intercultural, educação para a globalização e diversidade social, econômica e linguística das sociedades contemporâneas. A edição de estreia conta com autores convidados do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos, contemplando os idiomas inglês, espanhol e português. Para a UEMA, a nova publicação é um passo importante na busca pela inovação e internacionalização da universidade.

Para o reitor da UEMA, professor Gustavo Costa, a parceria permite a aproximação entre as universidades, pesquisadores e estudantes. “Aqui, damos a convergência ao que mais nos notabiliza: sermos centro de reflexão e núcleos de investigação científica, comprometidos com a promoção da cidadania, o desenvolvimento sustentável e o bem estar de todos”, comentou o professor. “Tenho certeza que compartilhando saberes, conhecimentos e descobertas científicas, aproximando as nossas comunidades. A videorevista VJSHR inaugura um espaço de compartilhamento de ideias, que dentre tantas coisas atende ao requisito da internacionalização, cada vez mais exigida”, finalizou o reitor.

O compromisso foi compartilhado pela reitora da UAb de Portugal, professora Carla Padrel de Oliveira. “Este projeto promove a internacionalização da universidade e a aproximação entre a UAb de Portugal e UEMA, tanto do ponto de vista da pesquisa quanto da perspectiva dos estudantes, com a possibilidade de termos estudantes circulando virtual ou fisicamente pelas duas instituições. É realmente muito bom termos a oportunidade de fazer este trabalho, destacando que este é um trabalho coletivo na construção de uma revista internacional trabalhada em língua portuguesa”, disse a professora Carla.

Mais um capítulo na parceria UEMA e UAb de Portugal

A parceria entre as duas instituições tem gerado bons resultados, com destaque para ações realizadas durante o período da pandemia. UEMA e UAb de Portugal já promoveram seminários internacionais sobre a educação mediada por tecnologia, considerando as demandas do presente e as projeções para o futuro, e também um curso de formação em docência digital em rede para professores e demais profissionais da educação. Com a VJSHR, as IES têm a expectativa de contribuir para o conhecimento que transcende fronteiras, compartilhando conteúdos de qualidade, gratuitos e inovadores.

A professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, destacou a relevância dos projetos inovadores desenvolvidos pela UEMA. “Esta proposta representa um desafio para ambas as instituições, que nos leva a pensar na internacionalização, na educação flexível e na construção do conhecimento moldado num contexto mundial. É difícil romper com alguns paradigmas e, por isso, um projeto inovador que destaca o uso de tecnologias é tão importante”, comentou a coordenadora do UEMAnet. “A videorevista reúne o que existe de melhor entre a UEMA e a UAb de Portugal, estimulando a formação integral e multicultural da comunidade acadêmica de um modo geral”, finalizou a professora.