UEMA e Universidad Santo Tomás, no Chile, realizam reunião sobre proposta de curso internacional

Por em 1 de abril de 2022

Nesta sexta, 1º de abril, representantes da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e da Universidad Santo Tomás – UST, no Chile, estiveram reunidos para discutir uma proposta de Curso Internacional em Sustentabilidade entre as instituições.

Um dos focos do curso de dupla certificação é promover a atuação acadêmica e profissional dos estudantes em prol de uma América Latina Sustentável. Na reunião, o Superintendente de Relações Internacionais prof. Thales Passos de Andrade apresentou sugestões para as possíveis linhas de trabalho e cronograma.
A profa. Shirley Ribeiro Carvalho, analista de Inovação do Núcleo de Tecnologias para educação da UEMA – UEMAnet esteve presente no encontro para apresentar o núcleo, já que o curso internacional prevê a realização de disciplinas à distância.
Na ocasião, foram discutidas as possibilidades de carga horária do curso. Entre os encaminhamentos: definição do comitê de trabalho e elaboração do projeto pedagógico.

Estiveram presentes na reunião representando a UEMA a Profa. Dra. Ligia Tchaicka, docente no Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos e Pesca e no Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte; Dra. Ariadne Enes Rocha, Assessora-Chefe na Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Dra. Andréa Araújo do Carmo, Superintendente de Gestão Ambiental da UEMA; Dr. Gilson M. Mendonça, Assessor Especial da Reitoria; Stefanie Monteiro, Chefe da Divisão de Mobilidade Internacional e Joice Belfort, Chefe da Divisão de Cooperação Internacional.
O Vice-Reitor da UEMA prof. Dr. Walter Canales participou da reunião e aproveitou a oportunidade para discutir com a Profa. Dra. Karen Margarita Kanzua, diretora da Escola Nacional de Engenharia da UST, a possibilidade de um encontro entre as turmas de graduação de engenharia, para um momento de integração e troca de conhecimentos.

Representando a Universidad Santo Tomás: Dra. Carolina Ríos, Diretora Nacional de Pós-Graduação; Dra. Graciela Alejandra Hernández, Coordenadora de Pós-Graduação; Dr. Rodrigo Bazarra Alonso, Faculdade Acadêmica de Engenharia; Roberto Lafontaine Infante, Diretor de Projetos Internacionais e Cristina Isabel Muñoz, Coordenadora Nacional de Experiência Internacional.

Desde 2021, a UEMA vem desenvolvendo trabalhos com a UST.  Já foram realizados 5 workshops técnicos temáticos, Intercâmbio Virtual, curso de Português para Estrangeiros, com 40 alunos da UST participando,  e Curso de Espanhol, com 40 estudantes da UEMA.

Por: Alessandra Medina