UEMA e Embrapa discutem parceria institucional

Por em 11 de abril de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram, nesta segunda (11), para discussão e consolidação de parceria. Na ocasião, estavam presentes o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, e professores pesquisadores da Instituição, o chefe geral da Embrapa Cocais, Joao Batista Zonta, e seu corpo técnico.

Durante a reunião, o vice-reitor, Walter Canales, reafirmou os laços entre as instituições. “Nós já temos um convênio com a Embrapa. Mas, como a chefia foi modificada nada melhor do que reunirmos o corpo técnico da Embrapa e os nossos professores da área da pesquisa, pós-graduação para que possamos reavaliar o que já foi feito e, de certa forma, incentivar uma aproximação maior, mais efetiva e mais direcionada aos novos caminhos da pesquisa e da pós-graduação da UEMA. Então, a ideia é intensificar essa parceria já existente”, explicou ele.

O vice-reitor ainda falou sobre a implantação do curso de Agronomia no Campus Balsas, o que será de extrema importância para a parceria.

O chefe geral da Embrapa Cocais, Joao Batista Zonta, destacou a importância da consolidação da parceria com a academia para a geração de conhecimento e desenvolvimento do Estado. “A Embrapa trabalha em parceria com as universidades, principalmente no desenvolvimento de pesquisas básicas, que venham a se tornar em tecnologias para ser levadas para o ambiente agrícola e agropecuária nacional. Então, essa proximidade que estamos tentando estreitar agora com a UEMA é importante não somente para nossa atuação aqui em São Luís, mas também para o sul do Estado, onde a UEMA está começando o curso de agronomia e a pós-graduação na área. Então, vamos conseguir somar esforços para desenvolver tecnologias e fazer com que isso chegue aos produtores”, destacou ele.

Momento de avaliação das relações institucionais atuais e programação de um conjunto de atividades para reforçar as ações de pesquisa e extensão.

Por Paula Lima

Fotos: Edson Costa