Campus Caxias recepciona calouros para o período 2022.1

Por em 5 de abril de 2022

Aconteceu no dia 4 de abril, no Campus Caxias, o retorno às aulas presenciais, ocasião em que os novos acadêmicos receberam as boas-vindas. À medida que chegavam, os alunos eram direcionados para as respectivas salas, obedecendo os protocolos referentes à pandemia.

Durante a manhã a professora Maura Rodrigues, assistente da diretora do Campus, professora Jordânia Pessoa, acompanhada por representantes de vários setores da instituição, falou: “Em nome da direção do Campus, estamos aqui dando as boas-vindas a todos os nossos alunos, em especial aos que estão chegando agora. É grande a nossa satisfação, porque depois de dois anos parados, com nossas portas praticamente fechadas, reabri-las hoje significa que somos vitoriosos por esse momento. Tivemos muitas perdas (financeira, emocional, de aprendizado), mas estar aqui é muito significativo”, disse.

Segundo a professora, entrar na universidade durante esses dois anos não foi fácil, porque é um espaço coletivo, de compartilhamento, e, indiretamente, as pessoas estavam impossibilitadas de aproveitar isso. Ela espera que todos possam desfrutar dessa convivência da qual estavam tão carentes.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Walace José, também se pronunciou: “Passamos por muitos problemas como a saúde física e emocional. Eram tantas notícias ruins que chegou um momento que nem nos assustávamos mais com os dados. Mas a ciência venceu e o que vocês escolheram fazer aqui vai vencer também. Que vocês aproveitem o processo desse curso, vivam intensamente, que não sejam apenas levados, mas que também guiem esse processo. Se surgir um problema, venham a nós. Bem vindos à nossa segunda casa, que é a universidade”, saudou.

O acadêmico Rayfran Pereira, do 4º período de Ciências Sociais, dirigindo-se aos calouros desse curso, disse que eles encontrão muitos obstáculos estudantis, pessoais, mentais, e para não desistirem diante deles, acreditando em seu potencial. Por estarem na UEMA já conseguiram muita coisa e que continuassem se esforçando.

Orlando Alcântara, de 24 anos, do 1º período do Curso de História, se manifestou: “Estou muito feliz e concentrado, com uma grande expectativa a respeito do curso. Quero aprender e repassar conhecimentos, pois acredito que isso nunca é demais. É como se fosse uma planta que é semeada em nosso coração. Como futuro professor pretendo ensinar a próxima geração. Há tempos eu pensava em ingressar na UEMA”, revelou.

Além dos calouros do Curso de História, a equipe recepcionou, pela manhã, os novos alunos dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia.

A diretora Jordânia Pessoa, também acompanhada por uma equipe (diretores e secretários de curso e de departamento, da escolaridade, limpeza, biblioteca) deu as boas-vindas aos novos alunos do período noturno dos cursos de Letras (Literatura) e Ciências Naturais. “Estamos aqui para desejar, em nome da UEMA e do Magnífico Reitor, professor Gustavo Costa, as boas-vindas a vocês. Que todos estejam dispostos a estudar, dar o melhor de si, fazer um curso bem feito. Explorem bem as relações com os professores. A universidade acolhe vocês depois de dois anos no sistema remoto devido à pandemia. É um momento de recomeço, em que nosso processo de humanização é testado, quando saberemos até que ponto a pandemia me fez melhor ou pior como ser humano. É hora de interagir, estudar juntos, ser solidário com o colega, tecer sonhos”, ressaltou.

O bibliotecário Wilberth Rayol se dirigiu aos alunos: “Durante esses dois anos a universidade pareceu estar sem vida. Quando olhamos ela lotada, nos deparamos com outra realidade. É uma nova fase. Espero vê-los na biblioteca. Se vocês se limitarem ao que o professor diz na sala de aula, serão alunos limitados. Aproveitem todos os ambientes pedagógicos da universidade. Vocês estão aqui criando um perfil científico”, lembrou.

A diretora do Curso de Letras, professora Solange Morais, também falou: “É um prazer imenso recebê-los. É uma satisfação quando notamos que a comunidade caxiense e de outras cidades procuram nossos cursos, as Licenciaturas. Estamos aqui para fazer o possível para que vocês façam um bom curso. É com alegria que recebemos novas pessoas interessadas em fazer graduação. Precisamos cuidar da nossa formação. Mostrar para nossos familiares que valeu a pena o investimento deles até agora. A resposta que vocês darão a eles é fazer um bom curso e ser um bom profissional”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira