Campus Caxias recebe visita da Superintendência de Gestão Ambiental para alinhamento do plano de ações

Por em 8 de abril de 2022

O Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão recebeu a visita de representantes da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), no dia 07 de abril. O objetivo foi apresentar as ações e projetos da Superintendência para os alunos e fazer um alinhamento do plano de ações para o biênio 2022/2023. Estavam presentes a Chefe da Divisão de Educação Ambiental, Itatiane Ribeiro; a Coordenadora dos Resíduos Químicos, Biológicos e Perfurocortantes, Recursos Hídricos e Energéticos na AGA, Luciana Barros.

“Estamos conhecendo os projetos dos campi, projetos das comissões da SGA, o têm desenvolvido e onde eles têm avançado, para que somemos esforços para a retomada dessas ações”, explicou a Chefe da Divisão de Educação Ambiental, Itatiane Ribeiro.

As visitantes disponibilizaram adesivos que abordam a sensibilização sobre o uso de água e energia nos prédios da UEMA como forma de conscientizar os alunos, a comunidade acadêmica. “Estamos no biênio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2021/2022. Temos uma assessoria especializada na articulação dos ODS dentro da universidade. Todas as ações e projetos que são vinculados aos demais campi devem ser estruturados com base nos ODS”, destacou Itatiane.

Foi explicado aos alunos que a SGA é estruturada em três programas direcionados aos problemas ambientais da universidade: Educação Ambiental para a Sustentabilidade; Impactos Ambientais nos Campi da UEMA e Certificação Ambiental. Um ranking brasileiro que avalia as práticas de sustentabilidade nas universidades mostrou que a UEMA, após submeter ações que desenvolve nesse setor, em 2020  estava em 33º lugar; em 2021, em 30º. Num ranking internacional a instituição também está bem colocada.

Em 19 campi a UEMA, com parceiros internos, tem 37 projetos aprovados (feitos por bolsistas, professores, voluntários, etc). Alunos bolsistas de iniciação científica do PIBEX, Acolher, e outros, recebem uma capacitação da superintendência, num trabalho conjunto de planejamento de ações e projetos.

Aos acadêmicos foram explanados, entre outros, os projetos “Circuito Sala Verde” (espaço sócio-educativo que aproxima a comunidade da universidade com certificação do Ministério do Meio Ambiente); “Assuma seu Resíduo” (em que não apenas os bolsistas, mas todos entendam que são responsáveis pela destinação correta dos resíduos); “Adote uma Caneca” (para que seja abandonado o uso de copos descartáveis. No Campus São Luís, em 2 anos e meio, mais de 1 milhão desses copos  deixaram de ser usados); compostagem (que ficou em 1º lugar numa premiação).

Também existem oficinas de ecokits, onde conceitos de reutilização e educação ambiental são trabalhados de forma lúdica, a fim de desenvolver uma proposta de intervenção para a redução de resíduos sólidos. Porta lápis feito com cartela de ovos e CDs, lápis ecológico feito com jornal e grafite e cadernetas feitas com folhas de rascunho são exemplos dessa atividade.

A UEMA premia com o selo “Boas práticas de sustentabilidade” ações desenvolvidas nos campi. O próximo será entregue em junho desse ano, durante a Semana do Meio Ambiente. Sobre a ação chamada ”Semeia”, em 2022 o tema será “Saúde Planetária”, em que serão feitas palestras, oficinas, mesas redondas, além de concursos e premiações. Acadêmicos da UEMA e alunos do Ensino Médio podem participar.

O professor Gonçalo, que preside a comissão do Campus Caxias, se pronunciou sobre a visita: “Todos nós que fazemos parte da AGA de Caxias/UEMA ficamos felizes com a presença das representantes da Superintendência de Gestão Ambiental da UEMA, de forma presencial, no retorno às aulas nessa instituição de ensino. É um contato próximo com todos nós e, ao mesmo tempo, para realizar planejamento para ações a serem desenvolvidas no âmbito do CESC/UEMA”.

Por Emanuel Pereira