Acordo de Cooperação Técnica entre UEMA e TJ-MA já tem o primeiro resultado


Por em 1 de abril de 2022



O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, e o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), Lourival de Jesus Serejo Costa, assinaram um importante Acordo de Cooperação Técnica ente as duas instituições, no início do mês de março.

O acordo visa ao estabelecimento de parceria técnico-científica a ser desenvolvida por ambas instituições, na área tecnologia de informação e comunicação, para o desenvolvimento em conjunto de projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções de softwares aplicados à eficiência e celeridade processual no âmbito do poder judiciário estadual, com a aplicação de Inteligência Artificial e Automatização de rotinas, para uso dos sistemas de processo judicial ou outros sistemas que utilizem a mesma tecnologia. Além disso, a parceria busca também o incremento de projetos, estudar formas de integrar a base de dados por meio de técnica de Inteligência Artificial para o desenvolvimento de aplicações no âmbito do sistema de informações do judiciário.

No dia 30 de março, durante sessão plenária, o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, anunciou o primeiro resultado da parceria: o desenvolvimento de software de inteligência artificial para precedentes, que permitirá tratar os processos distribuídos, analisando a aplicação de precedentes do TJMA no Supremo Tribunal Federal (STF) ou no Superior Tribunal de Justiça (STJ), auxiliando os magistrados no julgamento mais rápido das demandas.

Para o reitor Gustavo Costa, “é muito importante para as duas instituições, porque a UEMA tem a possibilidade de mostrar a sua competência, sua capacidade técnica-científica nessa área da tecnologia da informação, principalmente para fins de aplicação de inteligência artificial e automatização numa área que é sempre muito necessária de ser assegurada a eficiência e celeridade que são nos processos judiciais”.

O grupo de trabalho da parceria é formado por professores e professoras da UEMA e alunos e alunas do curso de mestrado em Engenharia da Computação, magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Laboratório de Inovação do Tribunal, o ToadaLab; Diretoria de Informática e Automação e Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep).

As soluções desenvolvidas pelo TJMA/UEMA serão usadas nos sistemas de processo judicial, com a finalidade de promover a eficiência e a celeridade processual.

Por Paula Lima



Últimas Postagens