Aula Magna da 9ª turma do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde é realizada no Campus Caxias

Por em 9 de março de 2022

Foi realizada no dia 7 de março a Aula Magna com a 9ª turma de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS) no Campus Caxias. Intitulada “Tendências na Formação Doutoral e seus Reflexos na Pesquisa”, ela ocorreu de maneira remota e foi proferida pela profa. Dra. Maria Angélica Miglino, da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Angélica Miglino é professora titular do Departamento de Cirurgia da FMVZ USP (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo). Doutorou-se em 1985 pelo PPG “Anatomia Funcional: Estrutura e Ultraestrutura” UCB/USP. Integrou o Comitê de Área da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Além disso, exerceu as funções de Vice-Coordenadora e Coordenadora de Área (Medicina Veterinária) da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Entre diversos prêmios recebidos, um dos mais recente foi o Prêmio USP Vida 2020.

A coordenadora do PPGBAS, profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, falou: “Durante o mês de março apenas uma disciplina será ministrada de maneira remota, pois devemos seguir a portaria77/2022 GR UEMA. A partir do mês de abril voltarão as atividades de modo híbrido (ações remotas e presenciais) para esse semestre. Quanto aos trabalhos desenvolvidos em laboratório e de coleta de campo, eles estão ocorrendo desde 2021”, explicou.

A duração do mestrado é de 24 meses (2 anos). Para a turma atual 55 pessoas se inscreveram e, depois de uma seleção, ela ficou formada por 19 alunos. Os mestrandos são provenientes de várias localidades: Picos (PI), Parauapebas (PA); São Luís, Barra do Corda (MA) e regiões vizinhas.

Por: Emanuel Pereira