UEMA lança e-book Relatos de experiências exitosas no ensino remoto emergencial


Por em 14 de fevereiro de 2022



                                                           

A Universidade Estadual do Maranhão lançou, nesta segunda (14/02), o E-book Relatos de Experiências Exitosas no Ensino Remoto Emergencial. A iniciativa é da Pró-reitoria de Graduação realizada no âmbito dos cursos de graduação da Instituição, dos programas e projetos, no período do ensino remoto emergencial, em que professores do quadro efetivo ou substituto da UEMA com ou sem coautoria de seus pares ou alunos submeteram-se  e foram selecionados a partir da Chamada Pública n.º 164/2021 – PROG/UEMA.

                                                         

Foram selecionados 50 trabalhos de candidatos dos campi de Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Coroatá, Coelho Neto, Grajaú, Itapecuru- Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro, Polo de Presidente Sarney do Programa Ensinar, São Luís (Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN; Centro de Ciências Agrárias – CCA; Centro de Ciências Tecnológicas – CCT; Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA), Timon e Zé Doca, em que se evidenciou o esforço conjunto de professores e de estudantes em superar os desafios impostos pela necessidade de se adaptar, em tão curto tempo, ao ensino remoto, sem perder de vista a qualidade do ensino dos cursos de graduação.

“Essa foi uma iniciativa para incentivar e motivar os professores quanto a rápida adequação ao ensino remoto emergencial no contexto da pandemia. O intuito é reconhecer o esforço conjunto feito por eles, alunos, diretores de curso e de centro, uma vez que rapidamente todos nós tivemos que nos adaptar a essa nova situação que vivenciamos ao longo de 2020 e 2021 em que tivemos que adotar o ensino remoto como uma estratégia, uma medida de prevenção do contágio e da propagação da COVID-19”, explicou a Pró-reitora de Graduação, Fabíola Santana.

Para o reitor Gustavo Costa, esse é um registro importantíssimo para o presente, mas principalmente para o futuro. “É um legado educacional da UEMA extraído nesse momento extremamente difícil da pandemia. Nossa Instituição teve uma capacidade rápida de resposta, os professores se mobilizaram, buscaram alternativas que naquele momento se mostraram mais viáveis e o ensino emergencial remoto foi é um deles e permitiu que os nossos estudantes tivessem minimizados os prejuízos em relação ao seu aprendizado. São 50 trabalhos, 50 relatos absolutamente surpreendentes e, ao mesmo tempo, fascinantes pela forma como todos se dedicaram com absoluto compromisso a nossa missão institucional”, destacou ele.

O melhor trabalho de cada centro foi premiado com um notebook pelo Programa de Implantação de Metodologias Ativas na prática docente da Graduação, como uma ação de incentivo às atividades acadêmicas e pela experiência exitosa no ensino emergencial remoto.

“Estou muito contente por participar deste e-book. Nós professores e alunos pudemos mostrar como foi a vivência no ensino remoto. Por mais que tenha sido difícil nos adaptar, conseguimos. E esse material também é importante para mostrarmos para o Brasil o que a Universidade se empenhou em mostrar sua adaptação ao ensino remoto devido à COVID-19”, comemorou a professora Mary Joice Paranaguá, representando os premiados.

                                                                                                           

                                                                                                         

                                                                                                           

Confira os premiados:

ITEM MUNICÍPIO EQUIPE AUTOR 1 TÍTULO DO ARTIGO
1 Bacabal Célia Maria Santos Rezende Célia Maria Santos Rezende Enfermagem e sala de aula invertida: uma experiência exitosa na UEMA Campus Bacabal

 

2 Balsas Ana Patrícia Sá Martins Ana Patrícia Sá Martins Multiletramentos e decolonialidades na formação de professores: ‘descobrindo a literatura afro para além da escola

 

3 Caxias Maria Lourdene Paula Costa Maria Lourdene Paula Costa Fundamentos e metodologia do ensino da educação infantil: uma experiência no ensino remoto – Programa
Ensinar
4 CCA Tiago Barbalho Lima; Luiz Carlos Rêgo Oliveira; Juliana Casanovas de Carvalho Tiago Barbalho Lima Ensino de técnicas cirúrgicas veterinárias em tempos de
pandemia da Covid-19
5 CCSA Karina Biondi; Greilson José de Lima; Jacqueline Ferraz De Lima Karina Biondi A integração entre ensino, pesquisa e extensão no ciclo de palestras “Direitos e violências

 

6 CCT Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira Preparatório ENADE + Concursos do Curso de Engenharia Mecânica

 

7 CECEN Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues; Letícia Rodrigues Da Silva; Gabriela Lages Veloso

 

Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues A escrita em tempos de crise: entre memórias e relato

 

8 Codó Clarissa Flávia Santos Araújo Clarissa Flávia Santos Araújo Curso de extensão “Educação financeira”

 

9 Coelho Neto Gildete da Conceição Silva/ Raimunda Nonata Reis Lobão Gildete da Conceição Silva Práticas pedagógicas inovadoras no ensino remoto emergencial na Uema nas disciplinas de Núcleo Comum dos
cursos de Ciências Biológicas e Letras no ano de 2020
10 Coroatá Juciara de Oliveira Sousa Juciara de Oliveira Sousa A utilização das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino remoto

 

11 Grajaú Eliel Dos Santos Pereira Eliel Dos Santos Pereira Cartilha educativa em saúde do adulto e do idoso

 

12 Itapecuru-Mirim Vanda Cristina da Fonsêca Magalhães Vanda Cristina da Fonsêca Magalhães O ensino emergencial remoto e a pesquisa de campo: uma experiência bem-sucedida com alunos do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Itapecuru-Mirim

 

13 Lago da Pedra Rozilma Soares Bauer Rozilma Soares Bauer Uso da gamificação na disciplina de metodologia para o ensino de Ciências
14 Pinheiro Walison Pereira Moura1; Joelson Soares Martins; Eliabe Ribeiro Rodrigues; Maria de Jesus Câmara Mineiro; Alessandra Ribeiro Sousa

 

Maria de Jesus Câmara Mineiro Biblioteca Virtual Acessível em Libras na construção de
uma sociedade inclusiva
15 PROGRAMA ENSINAR – POLO PRESIDENTE SARNEY Jociel Ferreira Costa Jociel Ferreira Costa Fotonovela: uma possibilidade criativa de atividade para o ensino e aprendizagem do filo mollusca

 

16 São João dos Patos Regina Célia Vilanova Campelo; Marcos Antonio do Nascimento Regina Célia Vilanova Campelo Webseminário, Educação e Covid-19: estratégias de
interação na pandemia
17 Timon Elaine Cristine Souza Silva Elaine Cristine Souza Silva Produção de e-books a partir de flashcards

 

18 Zé Doca Jaqueline Diniz Pinho Jaqueline Diniz Pinho Grupo de pesquisa em saúde: desenvolvendo pesquisa na
pandemia

Confira o e-book AQUI.

                                                 

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens