UEMA Campus Caxias assina acordo de cooperação com Prefeitura

Por em 14 de fevereiro de 2022

Um Acordo de Cooperação Técnica entre a UEMA e a Prefeitura de Caxias foi estabelecido com o objetivo de implantar um serviço de saúde no ambulatório da UEMA (Anexo Saúde) Campus Caxias.  No local haverá funcionamento de Estratégia de Saúde da Família (Medicina, Enfermagem e Odontologia) e um Ambulatório Especializado. Nele serão desenvolvidas ações voltadas para a prática de Ensino, Pesquisa e Extensão, buscando o aprimoramento técnico dos acadêmicos. Lá eles aplicarão o conhecimento assimilado durante o curso, devidamente monitorados pelos professores da UEMA e profissionais da saúde da Rede Municipal de Saúde de Caxias.

A diretora do ambulatório, Profa. Irene Sousa da Silva, falou sobre o assunto: “É uma parceria da universidade com a Secretaria Municipal de Saúde. Lá funcionarão três UBS (Unidades Básicas de Saúde) mais um ambulatório de especialidades. A princípio  teremos três equipes de Saúde da Família. A coordenação será tanto da UEMA quanto do município. O objetivo é que essas equipes deem assistência à comunidade. É um campo de estágio onde os alunos se aproximarão mais da população, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e extensão”, explica.

Segundo o acordo, é de competência da UEMA e da Prefeitura, entre outros pontos, “executar fielmente e dentro dos limites estabelecidos no acordo, todas as atividades previstas no Projeto, de modo diligente e eficiente, com rigorosa observância dos padrões tecnológicos vigentes e prazos fixados no Plano de Trabalho; viabilizar equipe especializada em diversas áreas para atendimento diário, de segunda a sexta-feira, para funcionamento do Ambulatório Especializado”.

Consta no acordo que ficou, a cargo da UEMA, ceder as instalações físicas onde serão feitos os atendimentos, os professores orientadores, as equipes de limpeza e segurança; realizar um diagnóstico da área e análise da realidade para conhecer as necessidades da mesma e o perfil sóciodemográfico e clínico dos pacientes; acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento das atividades necessárias para a execução dos trabalhos. A UEMA entrará em contato com a secretaria de saúde e todos os responsáveis para que os atendimentos sejam feitos de maneira adequada, informando como será a dinâmica do ambulatório escola com atendimento ao público.

A Prefeitura ficou encarregada de fornecer os equipamentos usados nas UBS (termômetro, oxímetro, balança, etc); disponibilizar insumos para realizar atendimentos e recepção, consultas, uso de medicamentos; manter o espaço em condições adequadas, seguindo os princípios do SUS (universalidade, igualdade, equidade e integralidade); prestar informações e esclarecimentos sempre que solicitados, desde que necessários ao acompanhamento e controle da execução do Acordo.

Por: Emanuel Pereira