UBS Escola é pauta de reunião entre representantes do Campus Caxias e Prefeitura

Por em 18 de fevereiro de 2022

Realizada a primeira reunião de avaliação da parceria UEMA Campus Caxias e Prefeitura sobre a UBS Escola implantada no Ambulatório da universidade.

Ocorreu nesta quinta, 17, a primeira reunião relativa à cooperação entre a UEMA Campus Caxias e a Prefeitura. Abordaram-se as primeiras diretrizes necessárias para o atendimento na UBS, que já está realizando atendimento no Ambulatório da UEMA. Participaram a Profa. Jordânia Pessoa (Diretora do Campus); Profa. Irene Sousa da Silva (Coordenadora do Ambulatório da UEMA); Rubenilson Luna (Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde); Juliana Vidigal (Coordenadora da Planificação da Atenção à Saúde) e Cristiane Aguiar (Enfermeira Técnica de Apoio à Atenção Primária).

A Profa. Jordânia falou sobre a reunião: “Essa parceria, sonhada por muito tempo, foi assinada agora, em dezembro de 2021, entre o Sr. Prefeito de Caxias, Fábio Gentil e o Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Gustavo Costa. Agradecemos muito o empenho da Prefeitura e essa participação efetiva da UEMA. Agradecemos também o empenho muito grande do Vice-Reitor da UEMA, Prof. Walter Canales e da Sra. Secretária de Saúde de Caxias, Mônica Gomes”, ressaltou.

Segundo a diretora, nessa parceria a UBS (Unidade Básica de Saúde) terá um padrão diferente das outras, porque será uma UBS Escola. O termo de cooperação é muito claro: ao mesmo tempo em que haverá atendimento clínico e ambulatorial de várias especialidades haverá, também, o trânsito dos acadêmicos dos cursos de       Medicina e Enfermagem.

A Diretora prosseguiu: “Além de executarem suas práticas curriculares, os alunos também aplicarão seus projetos de pesquisa, por isso o nome UBS Escola. Quando o Sr. Fábio Gentil e o Prof. Gustavo se colocam na responsabilidade de gestores públicos, com sensibilidade e com o entendimento das ações que realizam cotidianamente, a população só tem a ganhar” explicou.

Rubenilson Luna se pronunciou sobre o trabalho conjunto: “Estamos transferindo uma UBS do centro da cidade para o Ambulatório da UEMA. Funcionarão os serviços normais de Atenção Primária como consultas médicas, Enfermagem, consultas de profissionais multidisciplinares (fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos), prestando assistência à toda a população. Nessa parceria o município e a universidade estão fomentando a formação de novos profissionais para o SUS (Sistema Único de Saúde) e ajudando a população com os atendimentos. A estrutura do local é muito bem alocada e avaliada, o que só vem agregar à população de Caxias”, acredita.

Ele cita que o espaço amplo do Ambulatório ajuda a oferecer um serviço humanizado. Acima de tudo, o importante é a assistência que o profissional dá para a comunidade, por isso temos que prezar sua qualificação. Estando dentro da universidade ele tem acesso a informações recentes, dentro dos parâmetros da ciência, fazendo um atendimento melhor. Ele lembra que o profissional de saúde em formação visa o mercado de trabalho. Se durante essa formação ele estiver dentro do serviço de saúde, se adaptará melhor quando estiver no exercício profissional.

O coordenador continuou: “A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias sente orgulho dessa parceria com a UEMA, uma instituição que tem contribuído bastante para a formação dos profissionais de saúde e também dando assistência à comunidade caxiense. Estamos bem ansiosos e com boas expectativas nessa união. Acreditamos que essa parceria vai engrandecer mais ainda a UEMA e a Secretaria Municipal de Saúde, com foco na qualidade do atendimento, na formação do profissional e, principalmente, na assistência ao usuário”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira