Aluna da UEMA é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Por em 18 de fevereiro de 2022

Francilda Fonseca Machado, do curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, foi reconhecida pelo desenvolvimento do projeto “Meu Quintal, Meu Campo de Pesquisa”.

A acadêmica do curso de Geografia, modalidade EaD, da Universidade Estadual do Maranhão, Francilda Fonseca Machado, foi selecionada como finalista do Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira . Ela é professora de História da Escola Municipal de Santa Bárbara, em São Bento e  segue junto com outros 50 finalistas, na busca por uma vaga entre os dez vencedores da 24ª edição do prêmio, além da chance de disputar o título de Educadora do Ano.

Francilda Machado se destacou pelo trabalho pedagógico ‘Meu Quintal, Meu Campo de Pesquisa’. Seus alunos da escola municipal em que atua moram em comunidades quilombolas, sem acesso à internet, logo, a professora organizou roteiros dialogados, explicando conteúdos e propondo atividades de produção, pesquisa e vivências para serem cumpridas no quintal de casa.

Nos meses seguintes, a professora realizou leituras sobre sítios arqueológicos e orientou a escavação de vestígios de antigos habitantes. Os alunos demarcaram uma área, improvisaram pincéis e encontraram pedaços de porcelana, restos de sandálias, raízes e rochas. O material chegava à escola trazido pelos pais, que levavam de volta novos roteiros e instruções para os estudantes.

Em outro momento, para celebrar o domínio do fogo no período Paleolítico, os alunos, com ajuda dos adultos, fizeram uma fogueira e sentaram-se em volta dela para contar histórias. De volta às aulas presenciais, a turma simulou a escrita dos sumérios com barro e um objeto pontiagudo e escreveu mensagens codificadas com os símbolos do alfabeto fenício.

Em um cenário tão desafiador quanto o de 2020 e 2021, em plena pandemia, estes 50 educadores se destacaram por mostrarem excelência em suas práticas, que são exemplares na Educação Básica brasileira. Os trabalhos selecionados vieram de 14 estados e abrangem da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os 10 vencedores serão anunciados ainda neste mês, por meio das redes sociais da Fundação Victor Civita e do Prêmio Educador Nota 10.

O prêmio

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.