UEMA, VALE e FAPEAD assinam Termo de Doação para o Curso Técnico em Apicultura

Por em 10 de dezembro de 2021

Na manhã desta sexta, 10, foi assinado o termo de doação celebrado entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Vale S.A e a Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD) para a doação de recursos financeiros para compra de materiais que serão utilizados nas práticas presenciais do curso técnico em Apicultura da UEMA, cujas atividades iniciam em janeiro de 2022. No acordo, a VALE figura como doadora, a UEMA como donatária e a FAPEAD como interveniente anuente.

O curso de Apicultura da UEMA tem como objetivo formar profissionais de nível médio, com habilitação em Técnico em Apicultura, com conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas de criação e produção das abelhas, considerando os aspectos socioeconômicos e ambientais de produção no Maranhão e no Brasil.

O Maranhão está inserido entre os principais produtores de mel do Nordeste, ficando atrás apenas do Piauí e da Bahia, conforme dados do IBGE (2018), por isso, de acordo com o coordenador do curso, Prof.Dr. José Ribamar Bastos, é necessário formar técnicos qualificados na área, o que torna proeminente a oferta do curso técnico em Apicultura na modalidade EaD.

Para a gerente de relações institucionais da VALE, Vanessa Tavares, colaborar com a implantação desse curso, por meio da doação de recursos financeiros para compra de materiais necessários para as aulas práticas do curso é motivo de satisfação. “Essas ações sólidas, feitas em parceria com a UEMA, nos unem em prol do desenvolvimento do estado e da transformação social, propósitos que regem tanto a VALE quanto a Universidade Estadual do Maranhão”, frisou Tavares.

A coordenadora do Núcleo de Tecnologias para a Educação, Ilka Serra, pontou que esse curso será um diferencial para o nosso estado. “Esse curso realmente vai fomentar o desenvolvimento no Maranhão, devido á potencialidade do estado na área de apicultura. Gostaria de destacar que todos os professores que estão atuando no curso técnico são professores doutores da casa”, disse Serra. A professora ressaltou ainda que a Universidade oferta cursos primorosos e de qualidade em todas os níveis: técnicos, graduação e pós-graduação.

O Reitor da UEMA, Gustavo Costa, sublinhou que a Universidade está às vésperas de completar 40 anos e que a trajetória das instituições, de modo geral, acontece a partir da trajetória das pessoas que a compõe. “Quem dá rosto, tom e ritmo às instituições são as pessoas (…) Se hoje estamos aqui celebrando esse acordo com a VALE é em decorrência da atuação de anos e da grande influência pessoal, técnica e acadêmica do coordenador do curso de Apicultura, José Ribamar Bastos”, destacou.

A duração do curso será de 18 meses, com início previsto para janeiro de 2022. Os polos do UemaNet contemplados com o curso serão: Arari, Açailândia, Bacabeira, Anajatuba, Carolina, Imperatriz, São Bento, São Luís, Viana e Zé Doca.

Por: Walline Alves

Fotos: Alcindo Barros