UEMA dá início à Pré-Joex na III Semana Acadêmica

Por em 7 de dezembro de 2021

Teve início na manhã desta terça, 07, a Pré Jornada de Extensão Universitária – JOEX, com o tema “Desafios e conquistas da extensão em tempos de pandemia da universidade para sociedade”. O evento acontecerá até dia 10, no formato virtual, integrando as atividades da III Semana Acadêmica da UEMA.

A Pré JOEX é um espaço de divulgação dos trabalhos de extensão, permitindo conhecer metodologias e ações possíveis de transformar a realidade.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a Semana Acadêmica é a reafirmação do nosso compromisso institucional em difíceis tempos de pandemia. “A nossa Universidade soube responder prontamente, com uma grande capacidade de adaptação e flexibilidade, àquele momento mais agudo de pandemia. Isso se deu por meio de suas ações típicas de ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.

Segundo Costa, no que tange à extensão, a Instituição se dispôs de tecnologias, experiências e projetos em andamento para buscar uma maior aproximação da sociedade. “Essa aproximação marca conceitualmente o papel da extensão a qualquer tempo na trajetória das instituições universitárias: levar o conhecimento para quem precisa dele cotidianamente. Levar o resultado dos esforços de pesquisas, das metodologias de ensino para as atividades sociais e econômicas do dia a dia. No nosso caso, no estado do Maranhão, para as comunidades mais carentes, cujo índice de desenvolvimento humano demostra a proporção gigantesca de desigualdades que acometem grande parte da população. A UEMA manteve-se firma na realização desse propósito institucional pro meio dos projetos e ações de extensão, no primeiro momento de forma remota e depois retomando as atividades presencialmente. Isso tem nos mantido de pé e nos feito presentes” disse. Ele ratificou ainda que é muito importante socializar o conhecimento que foi produzido a partir desse momento tão diferente de tudo que se tinha visto em tempos de caminhada civilizatória.

Para o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, as atividades que os alunos cumprem na Universidade são fundamentais para a formação de suas competências e habilidades. E a extensão universitária vem de forma forte e incisiva para que isso aconteça. “A extensão tem muito valor e riqueza para a sociedade. Ela nos permite trabalhar com as comunidades que estão fora da Universidade, chegando mais rápido e mais perto dessas comunidades, mais ainda do que projetos de pesquisa que demandam mais tempo. Parabenizo a todos que estão a frente desses brilhantes trabalhos de extensão”, disse.

Em decorrência do trabalho que vem desenvolvendo ao longo de anos no campo da extensão, a UEMA tem se tornado referência para outras instituições nessa área.

De acordo com a Coordenadora da Semana Acadêmica, Andrea Cristina Gomes de Azevedo Cutrim, a Universidade Estadual do Maranhão passou a ser uma referência para projetos de extensão. “Isso me faz muito feliz não só como coordenadora do evento, mas como professora dessa instituição. Passamos dos muros da Instituição e levamos conhecimento a quem precisa”, sublinhou.

A aproximação da Instituição com a comunidade maranhense, por meio da produção e socialização de conhecimentos tendo como objetivo intervir na realidade, possibilitando ações coletivas é o que motiva a extensão universitária da UEMA. “A extensão dessa Universidade está cada vez mais perto das pessoas. (…) Foram muitos desafios e conquistas nesse momento remoto. E acabamos nos aproximando mais da sociedade nesse momento pandêmico. Estou muito feliz com todo reconhecimento da extensão da nossa Instituição. Agradeço o empenho de todos”, Paulo Catunda, Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis.

A palestra de abertura da Pré Jornada de Extensão Universitária – JOEX, foi ministrada pela professora Miliane Souza, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com o tema “Curricularização da Extensão”, a palestrante pontou que “devemos trazer a extensão para o lugar que ela merece dentro do tripé ensino, pesquisa e extensão, tirando-a de um lugar lateralizado”, disse.

Para Ilmar Polary, presente virtualmente no evento pelo canal do Youtube do UemaNet, a apresentação da Prof.ª Millane foi brilhante e contribuiu grandemente com o evento da UEMA.

Por: Walline Alves