UEMA inicia as atividades da Pré-JOCULT na III Semana Acadêmica

Por em 8 de dezembro de 2021

A Coordenação de Cultura e Desportos, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou na manhã desta quarta-feira (08), no formato virtual, o início das atividades da Pré-Jornada Cultural da UEMA (Pré-JOCULT), com o tema “Artes e Cultura”, integrando a III Semana Acadêmica da UEMA.

A Pré-JOCULT visa promover a apresentação de ações, registros artísticos e culturais realizados de forma integrativa de saberes, habilidades e expressões literárias, musicais, performáticas, visuais e outras. Demonstrando como a relação universidade e sociedade foram desenvolvidas nos últimos meses, sendo uma forma de preparação mais efetiva para a Jornada Cultural que acontecerá no segundo semestre de 2022.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, “a cultura no espaço universitário é um elemento vivo decorrente da interação intensa entre as pessoas, entre as suas elaborações simbólicas e materiais, entre as diversas manifestações das artes literárias, musicais e que nos conectam com a sociedade, seus valores, seus costumes, seus hábitos. O espaço para a cultura na Universidade deve ser preservado, incentivado, estimulado. Essa foi a ideia quando nós criamos a Bolsa Cultura, uma forma de fomentar iniciativas culturais que promovessem o ser humano e suas manifestações. A Pré-Jornada Cultural serve para que possamos compartilhar, conhecer várias dessas manifestações traduzidas em projetos conduzidos por estudantes, orientados pelos nossos professores. Que essa Jornada seja um prenúncio de outros momentos, de outras oportunidades de exaltação e celebração da Cultura”.

Segundo o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, “na Pré-JOCULT serão apresentados os resultados obtidos até o mês de novembro dos projetos em fase preliminar, para depois concretizar as atividades e apresentar o resultado final na JOCULT. Porém, agora já podemos ter uma ideia do que está sendo feito, as questões importantes que envolvem a cultura, as manifestações artísticas dos nossos alunos que eu considero muito relevante para a formação acadêmica e pessoal deles. Hoje vemos que esse tipo de atividade também é relevante quando levada ao mercado de trabalho. Essas outras habilidades dos alunos que não as essencialmente de ensino, pesquisa são hoje importantes na solução de vários problemas, na flexibilidade e na resiliência de temas tão abordados nesses tempos de pandemia”.

O Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, destacou que é importante a UEMA apresentar nossa cultura em um momento tão difícil. “É importante trazer cultura e alegria para toda comunidade acadêmica. A Bolsa Cultura é um orgulho para nossa Universidade porque estamos registrando a cultura do Maranhão. Nós temos aproximadamente 20 campi com caracteristicas e culturas diferentes, e esse evento, marca a demonstração dessa diversidade com várias ações referentes a cultura. Desejamos a todos um evento que seja um marco da cultura na nossa Universidade”.

De acordo com a professora Maria Jucilene Silva Guida de Sousa, Coordenadora de Cultura e Desportos (PROEXAE/UEMA), “para nós é muito significativo poder proporcionar a vocês momentos de discussão e de reflexão sobre a nossa cultura. São muitos projetos abrangendo diferenciadas atividades que possibilitará aprimorar o conhecimento sobre essa riqueza cultural que é o Maranhão. Alunos e professores irão apresentar o que estamos fazendo de melhor dentro desse contexto. Contamos com sua participação, pois é isso que nos motiva a fazer extensão”.

A programação acontecerá durante todo o dia e conta com apresentações de trabalhos, fóruns de discussão e apresentações musicais.

Por: Karla Almeida