Professora do Campus Caxias realiza Teatro Científico com alunos da Educação Básica

Por em 22 de dezembro de 2021

A professora Olívia de Araújo Aragão Diniz, M.a. em Ciências da Educação, do Departamento de Matemática e Física do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou no dia 20 de dezembro, uma atividade de Teatro Científico na Escola Antônio Rodrigues Bayma. Duas turmas do 7º ano encenaram peças do livro “Maria Helena no Mundo da Física”, escrito pela professora.

De acordo com a professora Olívia de Araújo, “eles fizeram os experimentos e aprenderam Ciências, aprenderam Física e conectaram com outras áreas do conhecimento. A Física é mãe de todas as áreas do conhecimento, até da Filosofia. Isaac Newton, ao escrever as leis, fez isso de forma teórica, sem usar equações. Na década de 30 descobriram a 3ª lei e foram matematizando o que ele falava. Na escola Bayma, além de fecharmos a disciplina, a atividade serviu para os alunos aprenderem Física de uma forma diferente. Eles tinham um olhar de satisfação. Todas as peças do livro foram atuadas”, disse.

A autora destaca ainda, “o livro ‘Maria Helena no Mundo da Física’ foi escrito durante a pandemia, no ano passado, e pensado para inserir a Física nas séries iniciais, porque é importante as crianças aprenderem Física, e assim, se tornarem adultos com uma visão diferente de mundo. O que percebemos é que a Física é maquiada com o nome de Ciências. O primeiro ciclo é dado pelo professor de Pedagogia, o segundo, pelo de Biologia. Quem tem que ensinar Física ou Ciências é o professor de Física”.

“Não existem estratégias pedagógicas para trabalhar a disciplina. O livro é um manual para o professor. O de Biologia, muitas vezes, ao dar aula para o 9º ano, não sabe nada de Física. Ele avança as páginas e vai para a área dele. O intuito da obra não é que o professor aprenda Física, mas que utilize a Física como ferramenta para a construção do conhecimento dos seus alunos. Ele é destinado para crianças de 6 a 12 anos”, acrescentou a professora Olívia.

“O livro conta a história de uma garota de 8 anos, Maria Helena, minha sobrinha que conversa com o vovô Vacy (meu pai); vovó Soninha (minha mãe); compadre Beto (meu marido); senhor e senhora Araújo (meu cunhado e minha irmã). Também são personagens do livr o meu cachorro Logan, o gato Anísio e o coelho Wilson. A ideia, em primeiro lugar, foi homenagear minha família, e em seguida, tratar das coisas e comportamentos do Nordeste. Se um professor do 9º ano não souber nenhum assunto, ele consulta os capítulos. Cada história tem um título da Física. O intuito é fazer algo diferente em sala de aula, porque na educação minha função é transformar. Vivemos em mundo conectado. As histórias do livro podem ser transformadas em peças de teatro científico. Acredito no que disse Paulo Freire: A educação não transforma o mundo, ela transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo”, concluiu Olívia.

Nas histórias, Maria Helena pergunta por que o sol brilha, por que o peixe enxerga, o que é o tempo, quem inventou o ímã, além de outras questões. É uma obra inédita no Brasil para esclarecimento e divulgação científica, além de ajudar o professor nas aulas. Esse é o volume 1 e a professora está escrevendo outra obra intitulada “Maria Helena no Reino da Termologia”.

Por: Emanuel Pereira