UEMA divulga resoluções de fortalecimento da Política de Empreendedorismo da Instituição
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de novembro de 2021
A Agência de lnovação e Empreendedorismo da UEMA – Marandu, instituída nos termos da Resolução n.o 102812019-CONSUN/UEMA, é o órgão responsável pela gestão da política de empreendedorismo da UEMA.
“Nós tivemos uma avanço muito grande no momento em que o Conselho Universitário aprovou as resoluções que tratam desses temas, colocando de uma vez por todas a UEMA na rota da inovação. Não temos dúvidas de que isso estava faltando na nossa universidade, principalmente no momento em que vivemos nessa crise mundial de emprego, onde a universidade precisa dar aos seus egressos e alunos possibilidades para geração das suas próprias rendas e, também, possibilidades para exercitar a sua criatividade, criando soluções que venham contribuir para o desenvolvimento do Estado e, com isso, notabilizando o ensino, a pesquisa e extensão da nossa Instituição”, disse o diretor-executivo da Marandu, José Ribamar Morais.
Ela, ainda, complementou: “Eu acredito que agora efetivamente a UEMA vai contribuir com o desenvolvimento do nosso estado, que é a sua missão. E vai também dá um passo gigantesco na direção de um objetivo que é um dos mais nobres, que é se tornar uma universidade que realmente exercite a pesquisa, que cria empresas e soluções que se prestem a resolver para a sociedade os problemas que ela tem”.
Saiba mais sobre a Marandu
A Marandu tem como objetivo aproximar a IES do mercado, contribuindo com oportunidades de investimentos, empreendedorismo, pesquisas, produtos e soluções inovadoras para desenvolvimento dos setores públicos e privados.
Além disso, a agência atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado pela IES, para isso, orientará todos os procedimentos necessários relaciona dos ao registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, etc. Dessa forma, irá apoiar professores, alunos e funcionários na elaboração de projetos para otimizar a relação com os setores empresariais.
“A Marandu surgiu para ser um elo entre o conhecimento que está na universidade e as necessidades do mercado, seja mercado público ou privado. Com isso, pretende-se aumentar o nível de contribuição da UEMA para o desenvolvimento do estado, algo que vai exigir muita articulação da agência com os diversos segmentos empresariais e de fomento”, destacou Morais.
Por Paula Lima