UEMA concede medalha Gomes de Souza à Dra.Zafira Almeida


Por em 10 de novembro de 2021



A mais alta honraria da Universidade Estadual do Maranhão,  foi concedida hoje,10, à professora doutora Zafira da Silva de Almeida, pró-reitora de graduação da UEMA. A medalha Gomes de Souza de mérito universitário, tem a finalidade de galardoar personalidades, de dentro e fora do território maranhense, merecedoras de particular reconhecimento por suas realizações nas áreas da educação, da cultura, da ciência, das artes e da tecnologia. A cerimônia aconteceu na reitoria da UEMA, no campus Paulo VI.

A proposta da concessão da medalha foi da pró-reitora adjunta de graduação da Instituição, Fabíola Santanna, em decorrência dos relevantes serviços prestados à  sociedade maranhense no âmbito da educação superior do estado do Maranhão. “A profa.Zafira tem reconhecida produção científica nacional e internacional, contribuição na formação profissional e científica de egressos dos cursos de graduação de ciências biológicas e dos programas de pós-graduação em ciência animal, programa de mestrado acadêmico em recursos aquáticos e pescas e rede de biodiversidade e biotecnologia da Amazônia, na implantação e desenvolvimento da política de gestão ambiental e na proposição e ações à frente da pró-reitoria de graduação. Como pesquisadora recebeu reconhecimento em inúmeros trabalhos premiados sob sua orientação nos programas de iniciação científica e bolsas de extensão” ressaltou Santanna.

A gestora pontuou ainda que a profa. Zafira de Almeida é uma inspiração pessoal e profissional. “Ela é símbolo de força, coragem, resiliência, competência, autoridade, sem perder a ternura, a alegria, o riso fácil, a delicadeza nos gestos, no acolhimento sempre festivo e fraterno a todas nós. Essa é uma merecida homenagem”, disse.

Para o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, essa condecoração se motivou para além do currículo lattes. “É claro que quem está sendo homenageada é a professora e pesquisadora da UEMA, membro da acadêmica maranhense de ciência, a cientista reconhecida internacionalmente como uma das mais destacadas da nossa cidade, região e país. Mas, também está recebendo a medalha a mulher, a esposa, a mãe, a filha e sobretudo a amiga, de incomparável generosidade, humildade e um senso raro de empatia, de colaboração. Profa. Zafira sempre está disposta a receber de braços e coração abertos a quem quer que lhe demande: colegas, servidores, professores, alunos”, afirmou.

Gustavo Costa pontou ainda que todos os presentes na cerimônia, representaram de forma simbólica, as pessoas que almejam laureá-las pelos feitos acadêmicos e sociais. “Todos aqui estão também representando um sentimento muito maior, dando a esse momento um outro caráter: estamos aqui celebrando a vida, celebrando a amizade. A profa. Zafira chegou até aqui pelo o que eu ela cativou. E a responsabilidade dela foi cativar a nós e a tantos outros. Estamos aqui como testemunhas desse gesto da Universidade Estadual do Maranhão, que lhe reconhece, que lhe agradece e lhe homenageia”, frisou.

A profa. Zafira Almeida agradeceu a todos os presentes e afirmou estar feliz em saber do apoio de todos na sua jornada. “Agradeço a todos que estão me desejando sucesso nesse percurso. Obrigada por estarem aqui para me dizer que estiveram comigo e que continuarão comigo. Sempre senti vocês perto de mim durante esses 30 anos na UEMA, em diferentes cargos. Aqui estão amigos, irmãos, colegas, alunos, família, gestores. Agradeço a todos, especialmente as mulheres”, sublinhou.

Esteve presente também na cerimônia o ex-reitor da UEMA, José Augusto Oliveira; além de pró-reitores, assessores, professores e a família da profa.Zafira da Silva de Almeida.

Mais sobre a Medalha Gomes de Souza 

A medalha recebe o nome Gomes de Sousa em homenagem a Joaquim Gomes de Souza, nascido em Itapecuru-mirim em 15 de fevereiro de 1829.

“Souzinha” foi uma figura singular e cultor das ciências e da matemática e modelo emblemático da investigação científica que é função precípua da instituição universitária.

A medalha foi instituída em 2003 pela Universidade Estadual do Maranhão com a finalidade de homenagear personalidades por suas realizações nas áreas da educação, cultura, ciência, artes e tecnologia.

Mais sobre a homenageada

A pró-reitora de graduação da UEMA – professora Zafira da Silva de Almeida é doutora em zoologia pela Universidade Federal do Pará/Museu Emilio Goeldi; é mestre em oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em ciências biológicas pela universidade federal do maranhão. foi fundadora e diretora do curso de ciências biológicas da UEMA, gestão de 2009 a 2012, fundadora e coordenadora do curso de especialização em educação ambiental gestão de 2001, assessora de gestão ambiental (aga) gestão de 2015 a 2018. atualmente é membro da academia maranhense de ciências, pró-reitora de graduação da UEMA, professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão e chefe do laboratório de pesca e ecologia aquática, da mesma instituição. Docente e orientadora dos programas de pós-graduação ciência animal, programa de mestrado acadêmico em recursos aquáticos e pesca, e rede de biodiversidade e biotecnologia da amazônia legal/ (bionorte), docente, professora e orientadora da graduação do curso de ciências biológicas. Possui experiência na área de zoologia com ênfase ao grupo de peixes, atuando em gestão e dinâmica populacional de recursos pesqueiros. principais temas: gestão de recursos pesqueiros do Maranhão, dinâmica trófica, reprodução de peixes, bentos (malacofauna, poliquetas e crustáceos), elasmobrânquios e educação ambiental.

No próximo mês de dezembro, a professora Zafira de Almeida será homenagem na 16ª edição do Prêmio FAPEMA, que terá como tema “Mulheres Cientistas do Maranhão” e homenageará três pesquisadoras que atuam no estado: Ana Angélica Macêdo do IFMA, Luciane Brito (em memória) da UFMA e Zafira de Almeida da UEMA.

Para chegar a esses nomes, a FAPEMA contou com o apoio da comunidade quanto à indicação de pesquisadores e pesquisadoras do estado para o Prêmio Homenagem Especial. Foram mais de duas mil e seiscentas indicações em formulário público disponibilizado on-line. Após análise criteriosa feita por uma comissão específica, chegou-se ao nome das três pesquisadoras homenageadas. A profa. Zafira foi a mais votada pela comunidade.

A Cerimônia de Premiação, considerada o Oscar da ciência no Maranhão, ocorrerá no dia 02 de dezembro deste ano.

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Ferreira



Últimas Postagens