Grupo de pesquisas do Curso de História do Campus Caxias lança e-book nesta quinta, 25

Por em 25 de novembro de 2021

O Grupo de Pesquisas Histórias do Maranhão, do Curso de História do Campus Caxias, lança nesta quinta-feira, 25 de novembro, às 19h, o seu quarto livro, dessa vez em forma de e-book. O título é “Outras Histórias do Maranhão”. O lançamento será pelo Google Meet. O link de acesso é: https://meet.google.com/uaz-wxny-tvi

A professora Salânia Melo, que coordena o Grupo de Pesquisas, explicou: “A obra serve como incentivo à pesquisa, à reflexão, à boa leitura, e para enxergarmos melhor o que o mundo nos apresenta ou o que possibilite a ver com mais clareza nossas histórias. Revela para os leitores a alegria de apresentar ora caminhos e passos por onde andamos nas pesquisas, apontando ainda pequenas, mas significativas experiências. Isso ocorre nas descobertas feitas nas folhas amareladas de jornais, em documentos escolares, fotografias e narrativas de quem vivenciou um dado acontecimento histórico e tornou-se fonte viva para nossas buscas”, disse.

Os trabalhos expostos são de autoria de alunos, professores e convidados, que  chamam para uma viagem, mostrando os desafios da pesquisa como ato de transformação da vida e para a vida. Nesse trajeto, existem as dificuldades de pesquisar Educação, histórias de vaqueiros, de boemia, de chegadas e partidas, de imigração e educação patrimonial.

Por Emanuel Pereira