Acadêmicos da UEMA participam do ENADE 2021

Por em 16 de novembro de 2021

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) foi realizado, no último domingo (14), em território nacional, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes de cada curso inscrito.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) teve, nesta edição, 4.560 concluintes inscritos dos Cursos de Graduação em Licenciatura e que também tem oferta em Bacharelado, são eles: Ciências Biológicas; Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado); Educação Física; Filosofia; Geografia (Licenciatura e Bacharelado); História; Letras (Português, Português e Espanhol, Português e Inglês, Inglês); Matemática; Música; Pedagogia; Química nas modalidades presencial e a distância.

Apesar dos inúmeros problemas vividos pelos gestores dos Cursos e pelos estudantes inscritos, na plataforma do Sistema ENADE, em relação à cadastro, preenchimento do questionário (etapas obrigatórias que antecedem o Exame) e acesso ao cartão de confirmação de inscrição, a maioria dos alunos inscritos, estiveram presentes no dia da prova, ocorrida neste domingo.

Os alunos de Pedagogia afirmaram que a prova, apesar de trabalhosa, foi totalmente contemplada por tudo que estudaram na UEMA. Para os alunos de Ciências Biológicas do Campus Pinheiro, a prova foi bem elaborada e soube articular os conteúdos específicos às questões sociais.

A professora do CECEN, Sannya Rodrigues destacou: “Os campi e polos mobilizaram-se para acolher os alunos. Agradecemos a todos os envolvidos, do início do processo ao dia da realização do Exame, pelo apoio aos nossos alunos, equipe PROG (CEG, CTP, DAAE), diretores de cursos e campi, coordenadores e assistentes de polo da EaD e do Programa Ensinar e a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, que patrocinou os estojos, que fizeram parte do kit ENADE distribuído aos alunos”.

O Enade é um componente obrigatório e, portanto, crédito curricular necessário para conclusão do curso. O aluno que não realizou a prova deve procurar a direção do seu Curso para orientações sobre como se regularizar diante do ENADE e ficar apto para colação de grau.

Por: Karla Almeida