Vice-governador visita obras, assina ordem de serviço do CEMPEA e anuncia mais investimentos para a UEMA


Por em 3 de setembro de 2021



Na manhã dessa quinta, 02, o reitor e o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa e Walter Canalles Sant´ana, respectivamente, receberam o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão e o presidente da AGEM, Lívio Corrêa, no Campus Paulo VI. As autoridades visitaram as obras do Prédio de Matemática e Física, entregaram oficialmente as ações de infraestrutura da rua do Horto, que faz atalho para diversos bairros dentro da Universidade, assinaram Ordem de Serviço para a continuidade dos serviços remanescentes do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (CEMPEA) e anunciaram investimentos para o Hospital Veterinário da UEMA.

No momento inicial da visita, os gestores da UEMA apresentaram as obras, já quase finalizadas, do prédio de Matemática e Física. Esse prédio é fruto de investimentos de mais de 8 milhões do Governo do Estado do Maranhão. Além de beneficiar os alunos e professores dos cursos de Física e Matemática, também contribuirá para os cursos de Engenharia, no que se refere ao uso dos laboratórios.

O novo prédio contará com 10 salas de aula, Laboratório de Informática, Laboratórios de Ensino e Pesquisa para Matemática, Laboratório de Pesquisa Aplicada (Matemática), sala para o Mestrado Profissional de Matemática (PROFMAT), 4 salas de pesquisa para Física, 3 Laboratórios de Física, coordenações e direções dos cursos, banheiros (incluindo banheiros PCD), rampas para deficientes, diretórios acadêmicos, salas de reunião, salas de estudo, salas de pós-graduação, cantina e área de vivência. “Melhorar a vida acadêmica dos universitários nos anima” frisou o vice-governador Carlos Brandão.

Na etapa seguinte da visita do Governo à UEMA, o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Corrêa, entregou oficialmente a obra na rua do Horto. Essa rua, que fica dentro do Campus Paulo VI da UEMA, é uma importante via de acesso para a comunidade acadêmica e moradores dos bairros Cidade Operária, Jardim São Cristóvão, Apaco, Cidade Olímpica, entre outros. Dessa maneira, a mobilidade nessa região será facilitada. “A obra incluiu uma travessia com a Rua 12, com construção de novas alas, colocação de tubos de concreto e pavimentação, num total de 14 metros. No local também foi executada a desobstrução de canal que vai da Rua do Horto até a Avenida Lourenço Vieira da Silva, neste caso 600 metros”, frisou Corrêa.

Para o reitor Gustavo Costa, a obra da Rua do Horto, resolveu um problema de infraestrutura e de meio ambiente do campus Paulo VI.

Assinatura da Ordem de Serviço do CEMPEA

O momento derradeiro e principal da visita do vice-governador, Carlos Brandão, à UEMA foi para a assinatura da Ordem de Serviços de execução da obra de conclusão dos serviços remanescentes do prédio do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (CEMPEA).

O convênio para construção do prédio foi assinado em 2008. Os investimentos iniciais da obra foram do Governo Federal. De acordo com o vice-reitor, Walter Sant´ana, o  primeiro recurso foi repassado em maio de 2009, com parcela inicial de 33% do valor total do convênio, que era de cerca de 4 milhões. “Iniciou-se a obra e aguardamos a segunda parcela, que não chegou. “Foram muitas tentativas infrutíferas. Tivemos 8 aditivos de prazos correspondentes a esse Centro, sempre com esperança de ter as demais parcelas repassadas e não foi possível. A UEMA tentou de todas as formas destravar o recurso , porém não conseguiu. Foram várias reuniões, várias idas à Brasília. Mas, nossa esperança não se findou. Esse era o sonho de muitos alunos e professores. Isso aqui representa a vida de discentes e docentes que tinham esperança de ver essa obra concluída! Mas, as próximas gerações poderão usufruir do prédio”, destacou o vice-reitor.

Para a a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, professora Ana Maria Silva de Araújo, esse é um momento histórico. “De fato, o dia de hoje é um verdadeiro sonho. A construção desse prédio é muito aguardada pelos alunos de Engenharia de Pesca. Ao longo desse tempo temos utilizado as instalações de diversos prédios da UEMA. Porém, embora haja a falta de um prédio próprio, o curso já mostra resultados muito bons em ensino e pesquisa. Com nosso CEMPEA, conquistaremos muito mais”, frisou a diretora.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, pontou a importância do olhar do Governo do Estado para a situação em que se encontrava o CEMPEA. “Que alegria este dia 2 de setembro de 2021! Alegria por vivermos mais essa esperança na Universidade estadual do Maranhão. O real significado do orgulho de ser UEMA está muito claro no dia de hoje . É o Maranhão construindo o Maranhão. Desde o início da sua gestão, o governador Flávio Dino assumiu o compromisso de ajudar na liberação do orçamento e garantir os recursos para conclusão da obra. Tudo aquilo que nos foi prometido neste governo, foi cumprido. Já são quase 100 milhões de investimento em toda a UEMA: infraestrutura, bolsas, custeio, manutenção e outras iniciativas. Certamente, a universidade continuará respondendo demandadas mais prementes do estado do Maranhão” disse.

“Como não ter orgulho da UEMA?, como não sentir a importância dessa universidade para o estado?”, evidenciou o reitor. “Formamos homens e mulheres que tomam decisões importantes no estado, a exemplo das autoridades que aqui estão presentes, como Carlos Brandão, Lívio Corrêa, entre tanto outros que estão à frente de gestões públicas e privadas”.

Costa destacou ainda que nenhum governo investiu tanto na UEMA quanto este governo, permitindo que a universidade responda às questões mais prementes do estado do Maranhão. “Isso permite que a continuidade aconteça. A continuidade é bem vinda, é sinal de respeito à sociedade. A nossa autonomia ajuda a preparar o Maranhão para o mundo. Por isso, o povo do Maranhão clama pela continuidade desse trabalho. A UEMA clama pela continuidade desse trabalho. Nós só temos uma direção a seguir para o futuro: já encontramos o rumo e a marcha! Precisamos continuar trabalhando, com seriedade, verdade e compromisso”, ratificou o reitor.

O vice-governador do estado, Carlos Brandão, pontuou que ele e o governo têm muito orgulho de ser UEMA. “Como gestor público trago a oportunidade. São mais de 100 milhões investidos nos últimos 6 anos na UEMA, o que demonstra o quanto damos prioridade à educação. E prioridade requer investimento contínuo”.

Por fim, o vice-governador anunciou em primeira mão, o investimento de três milhões de reais para o hospital veterinário atender animais de grande porte.

“Esse é mais um motivo de muita alegria para o dia de hoje! Deixamos mais esse legado para a UEMA e a sociedade maranhense”, concluiu.

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Costa e Gov Ma



Últimas Postagens