Inscrições abertas para Colóquio Internacional Jorge Amado 90 anos de Literatura
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 22 de setembro de 2021
O Mestrado em Letras e a comunidade acadêmica dos cursos de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da UEMASul promovem o Colóquio Internacional Jorge Amado 90 anos de Literatura, no período de 17 a 19 de novembro.
Com o tema “Navegações pela vida e obra do escritor”, o evento online tem como objetivo proporcionar o intercâmbio acadêmico-cultural, propiciando, desse modo, a ampliação das discussões em torno da pesquisa e recepção da obra de Jorge Amado.
Na programação constam conferências, mesas-redondas, palestras e apresentações de comunicações orais, com a participação de professores pesquisadores de diversas instituições brasileiras, da França e do Canadá, além de docentes e pesquisadores/as dos Grupos e Núcleos de Pesquisa relacionados ao Mestrado e a Graduação da UEMA e UEMASul.
As inscrições estão abertas e são gratuitas para modalidade ouvinte.
Para efetuar inscrição e conferir a programação, acesse https://www.coloquiojorgeamado90anos.com.br/
Sobre o Homenageado Jorge Amado
Jorge Leal Amado de Faria nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, no município de Itabuna (BA). O autor brasileiro conquistou os mais notáveis e reconhecidos espaços de público-leitor, crítica, traduções e trabalhos de pesquisa em torno de suas obras, bem como adaptações para outros meios semióticos e inúmeros debates em todo o mundo.
Comemorar 90 anos de literatura amadiana é percorrer todo o século XX, justamente a formação de um país que buscava consolidar sua literatura e identidade nacional, iluminando um escritor que provocava e trazia à cena figuras não tão típicas como protagonistas de seus enredos: putas, vagabundos, alcoólatras, mulheres transgressoras, pais de santos, candomblé e a cultura africana e afro-brasileira. A sua obra consubstancia o grito de resistência e a luta do povo brasileiro contra um sistema opressor e espoliador.
Por Débora Souza