Vice Reitor participa de entrega da Base de Dados em ambiente digital e Caderno de Mapas do ZEE-MA.
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 16 de agosto de 2021
Nesta segunda-feira (16), o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Walter Canales participou de entrega da Base de Dados em ambiente digital e o Caderno de Mapas, produtos que fazem parte dos estudos do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no Estado do Maranhão, referente ao Bioma Cerrado e ao Sistema Costeiro.
Participaram da reunião o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA e coordenador Técnico do ZEE-MA, Paulo Catunda, o secretário de Estado de Programas Estratégicos Luis Fernando Silva, o secretário Adjunto de Programas Estratégicos, Geraldo Cunha Carvalho; o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, o diretor de Estudos Ambientais e Geoprocessamento do Imesc, Luiz Jorge Dias.
Para o vice reitor Walter Canales, este é um documento que está totalmente associado a Agenda 2030 da ONU que tem como objetivo o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aliados aos pilares que sustentam esses objetivos : o social, o ambiental e o econômico.
“É um trabalho que levanta as potencialidades do nosso Estado dentro das leis e coerências ambientais, para que os investidores possam de maneira ambientalmente correta fazer seus investimentos e assim a sociedade maranhense obter o desenvolvimento que todos queremos, A UEMA agradece a confiança nos técnicos da nossa universidade. Sob todos os aspectos é um documento que fortalece o estado do Maranhão e fortalece as universidades.
Que os próximos desafios sejam lançados e que estejamos prontos para atender as demandas do estado”, conclui.
“O ZEE apresenta um estudo bastante completo sobre o território maranhense, o que identifica uma série de possibilidades de desenvolvimento para o Maranhão e os maranhenses. Os estudos também analisam áreas que podem atrair novos investimentos, como indústria, comércio, energia, agricultura familiar, educação, turismo e meio ambiente, dentre muitas outras, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e sustentado. Esse desenvolvimento harmônico do Estado vai se refletir em um Maranhão melhor para as próximas gerações, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social”, afirmou o secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva.
O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, informou que as entregas dos produtos do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro se dão conforme o calendário pré-definido para este ano, o que reflete o cuidado em fortalecer o acesso da sociedade aos produtos e também a participação nas audiências públicas, que serão realizadas em outubro.
Os dois produtos apresentados hoje estarão disponíveis nos próximos dias para acesso no site do ZEE (www.zee.ma.gov.br).
ZEE-MA
O ZEE é uma importante ferramenta de planejamento a ser utilizada tanto pelo Governo do Estado quanto por agricultores, pecuaristas, empresários, pesquisadores e qualquer pessoa que queira saber mais sobre o território maranhense. Ele é composto de uma série de pesquisas e estudos sobre solos, relevos, vegetação, fauna e componentes humanos de uma determinada região.
De posse dessas informações, agentes públicos e/ou privados podem tomar as melhores decisões com relação a planos, programas e projetos, que utilizem recursos naturais, sem prejuízo da manutenção do capital ecológico e econômico. Ademais, o ZEE promoverá a democratização do conhecimento geoeconômico maranhense.
O trabalho contempla as etapas de Diagnóstico Territorial, com informações sobre o meio físico, meio biótico, socioeconomico, uso e cobertura e jurídico institucional; Relatório de Prognóstico e Cenarização; Relatório de Audiências Públicas; Base de Dados em Ambiente Digital; e Relatório de Zonificação do território, com indicação das zonas territoriais e dos seus usos potenciais.
Por Priscila Abreu