A contribuição do Prêmio Nobel de Economia Amartya Sen para os ODS


Por em 9 de agosto de 2021



                                                                 

Os ODS são resultado de um acúmulo de experiências, debates e negociações globais. O início ocorreu com a discussão sobre “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM. O resultado foi a publicação do documento “Shaping the 21th Century: The Contribution of Development Cooperation” (“Moldando o Século 21: A Contribuição da Cooperação para o Desenvolvimento”, em tradução livre), (OECD, 1996), cuja redação consolidava discussões anteriores – como a da Rio 92.

Paralelamente, discutia-se a própria teoria do desenvolvimento e uma das principais referências foi o trabalho do Prêmio Nobel de Economia Amartya Sen, que também é um dos criadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para o economista Amartya Sen, é inapropriado conceber que o objetivo central do ser humano seja maximização da renda ou da riqueza.

“O desenvolvimento tem de estar relacionado sobretudo com a melhora da vida que levamos e das liberdades que desfrutamos”.
(SEN, 1999, p. 29)

O IDH foi lançado em 1998, com três dimensões: renda, educação e saúde. Até hoje, o IDH é uma referência mundial sintética que, apesar de suas qualidades, não esgota todos os aspectos do desenvolvimento.

Amartya Sen, que hoje recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é um dos pesquisadores que inspiraram os primeiros passos para a criação do que hoje conhecemos como ODS e Agenda 2030.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM

Em 2000, 189 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros problemas sociais. Esse pacto acabou levando aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oito alvos a serem alcançados até 2015, subdivididos em 21 metas e 60 indicadores.

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Em 2015, no âmbito das Nações Unidas, os líderes mundiais adotaram de maneira unânime o documento “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, um dos acordos globais mais ambiciosos e importantes de nossa história recente. A Agenda que entrou em vigor dia 1 de janeiro de 2016, prevê que para o ano de 2030 tenhamos direcionado o mundo e suas sociedades. No centro da Agenda estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 meta.



Últimas Postagens