UEMA participa da primeira reunião do Fórum Florestal da Amazônia
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 14 de julho de 2021
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou, nesta quarta-feira (14), da primeira reunião do Fórum Florestal da Amazônia que está em fase de estruturação e captação de recursos para sua efetivação.
Na oportunidade, foi apresentado um histórico da criação do Fórum Florestal da Amazônia e os principais desafios para consolidação e funcionamento e um Plano Estratégico para o Fórum. E ainda, foi montado um Grupo de Trabalho (GT) sobre Gestão e Governança e elaborada a primeira versão do Regimento interno.
O Fórum Florestal tem a missão de ser um espaço de diálogo e engajamento do setor florestal para promover a governança e construção coletiva de soluções inclusivas para o desenvolvimento sustentável e o bem-viver na Amazônia.
NOVA PÁGINA DO FÓRUM NO SITE DO DIÁLOGO FLORESTAL
Foi criada uma página para o Fórum no site do Diálogo Florestal. Lá foi incluído o relatório do processo de planejamento estratégico que deu origem ao Fórum contendo missão, visão, os 14 objetivos e 58 ações construídas conjuntamente por cerca de 40 organizações. Ao fim da página também foram inseridos os nomes das organizações que estão participando deste processo.
Site:https://dialogoflorestal.org.br/foruns-regionais/forum-florestal-da-amazonia/.
HISTÓRICO
A atuação do Diálogo Florestal na Amazônia remonta às tratativas para construção de um diálogo para o setor da palma no passado e, mais recentemente, com a realização da primeira reunião do Diálogo do Uso do Solo no Centro de Endemismo Belém. Dessa última ação, resultou da plenária a sugestão de criação de um Fórum para a região. Um grupo consultivo com representantes da sociedade civil, de instituições de ensino e pesquisa, e do setor produtivo, definiu a necessidade de realização de um planejamento estratégico, incluindo uma análise de cenário identificando potenciais oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da iniciativa. Como resultado desta etapa, cerca de 40 organizações que atuam na região se uniram para traçar os rumos iniciais do novo Fórum, criado em junho de 2021.
Por: Karla Almeida