Diretor do LAQUA ministra treinamento e capacitação para órgãos nacionais e internacionais, seguindo ações em consonância com o Plano de Internacionalização da UEMA

Por em 27 de julho de 2021

O diretor do Laboratório de Biopatologia de Organismo Aquáticos (LAQUA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Prof. Dr. Thales Passos de Andrade, ministrou treinamento e capacitação para profissionais, em cursos promovidos por órgãos nacionais e internacionais no mês de julho.

O Prof. Thales Andrade foi ministrante do Curso virtual “Identificação, manejo e prevenção de doenças que afetam o camarão”, organizado pelas seguintes instituições do Peru: FitoLand; Ministério de Produção; Programa Nacional de Inovação em Pesca e Aquicultura e o Órgão Nacional de Sanidade Pesqueira. O curso foi realizado entre os dias 24 e 27 de julho, e contou também com a presença da Dra. Alitiene M. Lemos Pereira, da Embrapa Meio-Norte.

Entre as temáticas trabalhadas: principais doenças de crustáceos com foco nas doenças de notificação obrigatória; boas práticas de manejo e biossegurança; entre outros assuntos. O curso contou com a presença de 31 participantes, servidores do Ministério de Produção do Peru.

Nos dias 12 e 13 de julho, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou o curso de capacitação sobre Sanidade dos Animais Aquáticos. Na ocasião, o prof. Thales Andrade falou sobre principais doenças de crustáceos com foco nas doenças de notificação obrigatória, coletas de amostra e medidas de prevenção e controle. O público do evento era focado na equipe técnica do serviço veterinário oficial da AGED.

Os cursos fazem parte das atividades do LAQUA, que realiza treinamentos para órgãos oficiais, dentro e fora do Brasil. Treinamentos já foram feitos para agências localizadas no Peru, China, Tailândia, Panamá e Estados Unidos, todos para órgãos oficiais. O laboratório mantém parceria com a Universidade do Arizona (EUA), parceira internacional da UEMA. O prof. Thales é coordenador do convênio entre as duas universidades. O professor mantém vínculo com a U.Arizona desde 2002, sendo esta a universidade em que obteve os títulos de Mestrado e Doutorado em Biopatologia.

As ações do LAQUA estão alinhadas ao Plano de Internacionalização da UEMA, Áreas de Excelência e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando a melhoria da saúde e o bem-estar dos animais aquáticos, contribuindo para o crescimento econômico sustentável, alívio da pobreza, garantia de segurança alimentar, apoiando assim a realização dos ODS da ONU.

O laboratório tem experiência no setor público e privado nacional e internacional, seja por meio da realização de treinamentos, diagnósticos, pesquisa, palestras, projetos estratégicos e assessorias. O LAQUA já realizou trabalhos para Organização das Nações Unidas para Alimentação, EMBRAPA, Associação Brasileira de Criadores de Camarões [ABCC], Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA], Grupo Ad hoc de Sanidade de Crustáceos do MAPA, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED), Comitê de Sanidade Pesqueira e Aquícola do Programa Estadual de Sanidade Pesqueira e Aquícola – PESPAQ, Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPEMA e FAPEAD), diferentes empresas do setor produtivo (fabricantes de rações, produção de pós larvas, reprodutores, engorda, probióticos, prebióticos e imune estimulantes.

Na academia, o prof. Thales Passos de Andrade responde pelas disciplinas: Patologia e Manejo de Organismos Aquáticos, e Nutrição de Organismos Aquáticos. Foi fundador da disciplina Sanidade de Organismos Aquáticos do Mestrado de Defesa Sanitária Animal da UEMA e da disciplina Biopatologia de Organismos Aquáticos do Mestrado de Recursos Aquáticos e de Pesca. Como pesquisador, os trabalhos do diretor do LAQUA estão focados em desenvolvimento e validação de métodos diagnósticos, genotipagem de cepas brasileiras de patógenos do camarão incluídas na lista da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), dados epidemiológicos para o Plano de Saúde Aquática e diagnóstico molecular. Em junho, o prof. Thales Andrade ministrou palestra no evento AqOL – Aquicultura On-line 2.0, uma iniciativa conjunta do Instituto Federal do Ceará (Campi Acaraú, Aracati e Morada Nova), Instituto Federal do Pará (Campus Santarém), Instituto Federal do Amazonas (Campus Humaitá), Instituto Federal do Maranhão (Campus Viana), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal da Grande Dourados.

Leia mais sobre a palestra no AqOL: https://www.ari.uema.br/?p=5249.

Por Alessandra Medina