Acadêmicos do Campus Grajaú ganham primeiro e segundo lugar no Ideathon Barra do Corda
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 27 de julho de 2021
O Campus Grajaú participa do Ideathon Barra do Corda. Uma maratona on-line que objetiva preparar alunos das instituições parceiras a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais de Barra do Corda. Os desafios foram nas áreas de Turismo e Meio Ambiente, Mobilidade e Segurança no Trânsito e Agricultura Familiar.
O Ideathon Barra do Corda é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Barra do Corda e do Sebrae-MA, em Parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Campus Grajaú), o Instituto Federal do Maranhão – IFMA (Campus Barra do Corda e Grajaú), Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Unidade de Ensino Superior do Centro Maranhense – UNICENTRO.
Dois trabalhos foram premiados durante o evento. Em primeiro lugar, o “Aplicativo Detec Hanseníase”, na modalidade Saúde Preventiva. A equipe era composta pelos alunos Bárbara Silva; Fábio Gama; Fabrício Gomes; Milena Araujo; Thaís Freitas; Vitória Nascimento. A ideia foi informar a população sobre a doença, sintomas e tratamento, fazer uma pré triagem dos sintomas, encaminhar possíveis casos de Hanseníase para o serviço de saúde mais próximo visando um laudo diagnóstico de um especialista e auxiliar na detecção e tratamento precoces de casos confirmados.
“O ideathon veio para nós como uma oportunidade de mostrar o olhar da juventude para os problemas da sociedade, em particular Barra do Corda, um final de semana de intenso aprendizado, mostrando como empreender de verdade, ensinando como montar e vender o produto de uma forma breve e prática”, disse Fábio Gama Júnior, participante da equipe.
Para Vitória Silva do Nascimento, também participante da equipe, “o evento proporcionou imenso aprendizado, em apenas 52 horas fomos capazes de criar algo que antes era inimaginável, tudo isso com intuito de auxiliar a população, chegando a idealizar o desenvolvimento e expansão do aplicativo para outros municípios. Agradecemos a todos os envolvidos pela oportunidade e esperamos que ocorram outros eventos como esse futuramente neste e em outros municípios para que os alunos possam expandir amplamente seus conhecimentos”.
Em segundo lugar ficou o trabalho “ATRAfood”, na modalidade Agricultura Familiar. A equipe era composta por Danielly Rocha de Orquisa; Helena da Rocha Rodrigues; Sângela da Rocha Macedo. O objetivo foi criar um espaço, uma quitanda dentro do Centro de Abastecimento Manoel Mariano de Sousa para entrega de pratos locais (saudáveis) e iguarias produzidas pelos próprios agricultores da cidade de Barra do Corda, para que assim a circulação de giro de capital ocorra dentro da própria cidade e aliado à isto proporcionar um ambiente mais aconchegante com apresentação cultural.
“Foi um prazer participar do ideathon, pois me possibilitou a ir mais longe do que imaginava que era capaz, ajudou a compreender melhor a questão do empreendedorismo, a criar um projeto que abrange áreas importante sobre o universo empresarial. Nesses dias de aprendizagem pude adquirir mais conhecimento com colegas, mentores e etc. Pude olhar para áreas em nossas cidades que precisam de melhoras e ver de outra forma com um olhar menos julgador e a vontade de ajudar”, destacou Danielly Rocha, participante da equipe.